Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Design da informação na modernização da comunicação educacional
Information Design in the Modernization of Educational Communication
Nascimento, Bruno R. ; Lima, Igor S. ; Monteiro, Jorge L. P. ; Rossi, Deborah E.S.O ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta uma investigação em design da informação aplicada aos fluxos de comunicação escolar na Escola Yolanda Queiroz, instituição de ensino infantil e fundamental situada na periferia de Fortaleza. A pesquisa analisou dois sistemas comunicacionais: a comunicação interna entre gestores e professores, mediada pelos planos de aula, e a comunicação externa entre a escola e os familiares, realizada por meio das agendas escolares. Ambos os artefatos possuem frequência semanal e têm como objetivo, respectivamente, alinhar o planejamento pedagógico e informar as famílias sobre a rotina escolar. A investigação identificou que a fragmentação dos canais — Drive, WhatsApp e Canvas — gerava sobrecarga cognitiva nos docentes, retrabalho e falhas na transmissão de informações, impactando diretamente a gestão pedagógica e a comunicação com as famílias. A partir de métodos de pesquisa em design e princípios de design da informação, foi desenvolvido o protótipo de uma plataforma digital integrada, estruturada com base em estratégias visuais de organização, navegação e hierarquização das informações, visando otimizar os fluxos comunicacionais da escola.
CIDI 2025:
This article presents information design research focused on the communication flows of Yolanda Queiro
Palavras-chave: Design da Informação, Comunicação escolar, Gestão Escolar, Visualização de dados, Pesquisa em design,
Palavras-chave: Information Design, School Communication, School Management, Data Visualization, Design Research,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091838
Referências bibliográficas
- [1] Barbosa, S., & Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.
- [2] Barboza, N. A. S., Silva, J. de A., & Coutinho, D. J. G. (2025). Desafios e perspectivas da
- [3] Durugbo, C., Tiwari, A., & Alcock, J. R. (2013). Modelling information flow for organisations: A review of approaches and future challenges. International Journal of Information Management, 33(3), 597-610.
- [4] Frost, B. (2016). Atomic Design. Pittsburgh, PA: Brad Frost.
- [5] Garrett, J. J. (2010). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Pearson.
- [6] Henriques, C., Pilar, D., & Ignácio, E. (2022). UX Research com sotaque brasileiro: ou sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado. Casa do Código.
- [7] Holtzblatt, K., & Beyer, H. (2017). Contextual design: Design for life (2ª ed.). Elsevier.
- [8] Kuniavsky, M., Goodman, E., & Moed, A. (2012). Observing the user experience: A practitioner’s guide to user research (2ª ed.). Morgan Kaufmann.
- [9] Lacerda, D. M. M. (2018). Comunicação interna como estratégia de gestão educacional: realidade de uma escola particular confessional de educação básica (Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale dos Sinos). Recuperado de
- [10] Libâneo, J. C. (2015). Práticas de organização e gestão da escola: Objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Secretaria Municipal de Educação de Cascavel–PR.
- [11] Lowdermilk, T. (2019). Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Novatec Editora.
- [12] Luck, H. (2015). Gestão educacional: Uma questão paradigmática. Vozes.
- [13] Madondo, N. P. B. (2017). The challenges faced by school management teams in promoting quality teaching and learning (Tese de Doutorado, University of Zululand).
- [14] Morville, P. (2005). Ambient findability: What we find changes who we become. O'Reilly Media, Inc.
- [15] Mulyana, D. (2023). Educational management innovation: Challenges and opportunities in the digital era. Jurnal Info Sains: Informatika Dan Sains.
- [16] Nadal, B. G. (2020). Cultura, organização escolar e coordenação pedagógica: Espaços de interseção. Acta Scientiarum Education, 42, e41727.
- [17] Rosenfeld, L., Morville, P., & Arango, J. (2015). Information Architecture: For the Web and Beyond (4ª ed.). O’Reilly Media.
- [18] Sánchez, R. M., Recalde-Esnoz, I., & Vega, D. F. (2022). Challenges for school management teams in times of pandemic COVID-19. Sciences, 11(3), 1-26.
- [19] Soares, T., de Quadros da Silva, L., Jung, H. S., & Fossatti, P. (2022). Gestão escolar e clima organizacional: A influência da comunicação. Revista Educar Mais, 6, 372–381.
- [20] Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é Design Thinking de Serviços. Bookman.
- [21] Svensson, R. (2023). Contextualizing customer feedback: A research-through-design approach - Alternative approaches and dialogical engagement in survey design (Dissertação de
- [22] Unger, R., & Chandler, C. (2023). A Project Guide to UX Design: For user experience designers in the field or in the making (2ª ed.). New Riders.
Como citar:
Nascimento, Bruno R.; Lima, Igor S.; Monteiro, Jorge L. P.; Rossi, Deborah E.S.O; "Design da informação na modernização da comunicação educacional", p. 784-801 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091838
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações