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Design da Informação na avaliação de jogos de tabuleiro educacionais

Information Design in the evaluation of educational board games

Rodrigues, Helena Triches ; Smythe, Kelli C.A.S. ; Souza, Fabrícia Eugênia de ;

CONGIC 2025:

Este artigo discorre sobre possíveis interseções do Design da Informação com determinações presentes na avaliação de jogos de tabuleiro educacionais. A partir de uma revisão bibliográfica, foi realizada a listagem de técnicas e critérios citados ao longo da amostragem de 12 jogos acadêmicos. A análise teve como base o levantamento de princípios do Design da Informação. Como resultado, verifica-se um potencial contribuinte do Design da Informação no desenvolvimento avaliativo desses artefatos, mesmo que frequentemente de forma indireta e não reconhecida.

CONGIC 2025:

This article discusses possible intersections between Information Design and the criteria used in the evaluation of educational board games. Based on a literature review, a list of techniques and criteria mentioned across a sample of 12 academic games was compiled. The analysis was based on the principles of Information Design. As a result, a potential contribution of Information Design to the evaluative development of these artifacts is identified, even if often in an indirect and unrecognized manner.

Palavras-chave: avaliação, jogo de tabuleiro, aprendizagem, Design da Informação,

Palavras-chave: evaluation, board game, learning, Information Design,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091735

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Como citar:

Rodrigues, Helena Triches; Smythe, Kelli C.A.S.; Souza, Fabrícia Eugênia de; "Design da Informação na avaliação de jogos de tabuleiro educacionais", p. 2361-2372 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091735

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