Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Design da informação e linguagem simples como recursos de acessibilidade - uma análise de chatbot público
Information design and plain language as accessibility features - a public chatbot analysis
Falcão, Joana V. A. A. S. ; Offerni, Ediana P. M. ;
CIDI 2025:
Com o progresso da tecnologia no setor público, a sociedade tem acesso a mais transparência e melhor comunicação e dentre as novas tecnologias está o chatbot Helô, do INSS, que busca facilitar o acesso às informações previdenciárias. Este estudo analisa como o design da informação e a linguagem simples melhoram a experiência da pessoa usuária em chatbots governamentais, focando no chatbot Helô do INSS. A pesquisa explora a digitalização de serviços públicos e a importância da comunicação simples e acessível.
CIDI 2025:
The advancement of technology in the public sector has led to increased transparency and improved communication for society. Among these new technologies is Helô, the INSS chatbot, designed to simplify access to social security information. This study examines how information design and plain language enhance user experience in government chatbots, with a specific focus on the INSS chatbot Helô. The research explores the digitalization of public services and underscores the importance of clear and accessible communication.
Palavras-chave: linguagem simples, acesseibilidade, chatbot,
Palavras-chave: simple language, acessibility, chatbot,
DOI: 10.5151/cidi2025-1090913
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Como citar:
Falcão, Joana V. A. A. S.; Offerni, Ediana P. M.; "Design da informação e linguagem simples como recursos de acessibilidade - uma análise de chatbot público", p. 121-132 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1090913
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