Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Design da Informação e a aprendizagem de crianças autistas
Information Design and the learning of children with autism
Sodré, Sara Góes ; Branco, Iasmim Veras Castelo ; Guimarães, Márcio ;
CONGIC 2025:
O presente trabalho buscou compreender como o design inclusivo pode contribuir para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista -TEA, fenômeno recorrente na contemporaneidade, e apresenta, de forma breve, os resultados do procedimento metodológico de revisão sistemática da literatura, concluindo que a articulação entre materiais adaptados, tecnologia e colaboração entre educadores e familiares se configura como a estratégia mais promissora para potencializar a aprendizagem e a inclusão.
CONGIC 2025:
This study sought to understand how inclusive design can contribute to the learning of children with Autism Spectrum Disorder - ASD, a recurring phenomenal in contemporary times, and briefly presents the results of the methodological procedure of systematic literature review, concluding that the articulation between adapted materials, technology, and collaboration between educators and families emerges as the most promising strategy to enhance learning and inclusion.
Palavras-chave: design da informação, autismo, aprendizagem infantil,
Palavras-chave: information design, autism, child learning,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091129
Referências bibliográficas
- [1] American Psychiatry Association – APA. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais-DSM-V. Porto Alegre: Artmed.
- [2] American Psychiatric Association - APA. (2023). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, Text Revision (DSM-V-TR). Arlington, VA: American Psychiatric Association.
- [3] Bacelar, C. C., Serviliano, B., & Neves, F. F. (2024). Design da informação e educação: levantamento do estado da arte do CIDI. Blucher Design Proceedings, 436–450.
- [4] Brazão, K., Monteiro, H. M. S., Franck Pichler, R., & Bezerra, M. F. C. G. F. (2023). As abordagens do design universal no ensino e aprendizagem de crianças autistas: o estado da arte. Human Factors in Design, 12(24), 026–037.
- [5] Caetano, M. E. C. (2022). Design Para o Autismo. Contribuição do Design Para a Socialização em Contexto familiar.
- [6] Dunn, W. (1999). Sensory Profile User's Manual. San Antonio, TX: Pearson.
- [7] Gomes, D., & Quaresma, M. (2018). Introdução Ao Design Inclusivo. Editora Appris.
- [8] Mattos, J. C. (2019). Alterações Sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): Implicações no Desenvolvimento e na aprendizagem. Rev. Psicopedagogia; 36 (109): 87 – 95.
- [9] Pissolato Neta, A. J., Mussi, A. Q., Oliveira, C. R. de, Ickert, C., Gonçalves, G. M., & Scopel, J. M. (2024). Tecnologias assistivas e recursos para crianças com transtorno do espectro do autismo nas escolas: Aplicação de brinquedos educativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. Caderno Pedagógico, 21(8), e6521.
- [10] S. Sodré, I. Branco & M. Guimarães | Design da Informação e a aprendizagem de crianças autistas
- [11] Rezende, G. U. de M., Lustosa Júnior, J. C., de Oliveira, R. C., Prado, L. B., & Amaral, I. P. L. (2025). Educação a distância e flexibilidade: Modelos de ensino online que facilitam a aprendizagem de alunos com autismo. Lumen et Virtus, 16(45), 1364–1379.
- [12] Souza, A. J. S. de, Chagas, E. L. E., Galvão, H. M., Pinheiro, K. de S., & Machado, M. F. (2024). O infográfico como recurso de comunicação para interação e socialização do aluno autista por meio do design thinking. Revista Contemporânea, 4(5), e4192.
Como citar:
Sodré, Sara Góes; Branco, Iasmim Veras Castelo; Guimarães, Márcio; "Design da Informação e a aprendizagem de crianças autistas", p. 2331-2337 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091129
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações