CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de um jogo temático para o ensino e a extroversão da arqueologia

Development of a thematic game for the teaching and outreach of archaeology

Koury, Yasmin C. B. A. ; Oliveira, Willian C. B. ; Chicca Jr, Natal A. ;

CONGIC 2025:

A arqueologia é frequentemente associada a estereótipos e mal compreendida pelo público geral devido à falta de diálogo entre os arqueólogos e a sociedade. No entanto, obras midiáticas, como jogos, filmes e livros têm grande potencial para divulgar e ensinar arqueologia. O jogo "Onde está você?", um RPG digital que se passa na pré-história, busca explorar os conceitos de Archaeogaming, para tornar o aprendizado mais interativo e acessível. O jogo foi bem recebido por arqueólogos e não especialistas e demonstra o potencial dos jogos como ferramentas para aproximar a arqueologia da sociedade, tornando-a mais acessível e interativa.

CONGIC 2025:

Archaeology is often associated with stereotypes and misunderstood by the general public due to the lack of dialogue between archaeologists and society. However, media works such as games, movies, and books have great potential for promoting and teaching archaeology. The game "Onde está você?", a digital RPG set in prehistory, seeks to explore the concepts of Archaeogaming to make learning more interactive and accessible. The game was well received by both archaeologists and non-specialists and demonstrates the potential of games as tools to bring archaeology closer to society, making it more accessible and interactive.

Palavras-chave: arqueologia, obras midiáticas, archaeogaming, ensino, sociedade,

Palavras-chave: archaeology, media works, archaeogaming, teaching, society,

DOI: 10.5151/cidi2025-1090733

Referências bibliográficas
  • [1] Barros, M. G. F. B., Miranda, J. C., & Costa, R. C. (2019). Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, 23. Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/23/uso-de-jogos-didaticos-no-processo-ensino-aprendizagem
  • [2] Biavatti, C. A., & Ertzogue, M. H. (2021). Eu aceno, tu grunhes, ele traceja: a linguagem e o tempo. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, 1, 180-200. https://doi.org/10.29327/210939.1-10
  • [3] Da Silva, A. L. (2020). Linguagem, aprendizagem e ensinamento na pré-história mítica de A guerra do fogo (1981). Revista Mosaico - Revista de História, 13, 195-20 https://doi.org/10.18224/mos.v13i2.7895
  • [4] Hunicke, R., LeBlanc, M., & Zubek, R. (2004). MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research.Northwestern Computer
  • [5] Science. https://users.cs.northwestern.edu/~hunicke/MDA.pdf
  • [6] Lima, T. A. (2011). Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 1, 11-23. https://doi.org/10.1590/S1981-81222011000100002
  • [7] Pessis, A. M., Cisneiros, D., & Mutzenberg, D. (2018). Identidades Gráficas nos Registros Rupestres do Parque Nacional Serra da capivara, Piauí, Brasil. FUMDHAMentos, 2, 33-54.
  • [8] Disponível em https://fumdham.org.br/cpt_revistas/fumdhamentos-xv-2018-2/
  • [9] Reinhard, A. (2018). Archaeogaming: An Introduction to Archaeology in and of Video Games. Berghahn Books.
  • [10] Sakurai, J. (2014). Archaeology in popular culture. Doseisha.
  • [11] Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A Book of Lenses. Editora Elsevier.
  • [12] Sugawa-Shimada, A. (2022). Tōken Ranbu and samurai swords as tourist attractions. War as Entertainment and Contents Tourism in Japan, 56-60. https://doi.org/10.4324/9781003239970
Como citar:

Koury, Yasmin C. B. A.; Oliveira, Willian C. B.; Chicca Jr, Natal A.; "Desenvolvimento de um jogo temático para o ensino e a extroversão da arqueologia", p. 2323-2330 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1090733

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações