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Descrição das ciclovias da cidade de Franca, SP

Description of the cycle paths of the Franca City, SP

Dal Sasso, Roberlei César ; Meireles, Eduardo ; Ferreira, Mauro ;

Resumo:

A questão do transporte é um dos pontos principais quando se pensa na gestão urbana. No Brasil, de maneira equivocada, o incentivo ao transporte individual realizado pelo automóvel é predominante. É bem claro, conhecendo a realidade das cidades no nosso país, inclusive as de médio porte do interior, os impactos negativos desse tipo de escolha: engarrafamentos, poluição atmosférica, acidentes, entre outros. Uma das soluções para minimizar essas consequências é integrar ao dia-a-dia da população o uso de bicicletas. Para isso, a primeira etapa é realizar diagnóstico da situação legal, cultural, política e técnica de um município para realização de propostas que possam contribuir para essa integração. Essa análise foi realizada no município paulista de Franca, localizado na região nordeste do Estado e com população próxima a 350 mil habitantes. Na primeira etapa, buscou-se levantamento bibliográfico e de ações em cidades em que a implantação de um sistema de ciclovias foi exitosa. No segundo momento foi detalhada a situação das ciclovias na cidade, através da consulta ao Programa Cicloviário de Franca, comparando o que foi planejado e o que foi executado, assim como a caracterização das ciclovias existentes na cidade e sua integração com o transporte público.

Resumo:

The transportation issue is one of the main points when thinking about urban management. In Brazil, in a misguided way, the incentive to the individual transport carried out by the automobile is predominant. It is clear, knowing the reality of the cities in our country, including the medium-sized ones of the countryside, the negative impacts of this type of choice: traffic jams, air pollution, accidents, among others things. One of the solutions to minimize these consequences is to encourage the use of bikes into the daily lives of the population. For this, the first step is to carry out a diagnosis of the legal, cultural, political and technical situation of a municipality in order to make proposals that may contribute to this integration. This analysis was carried out in Franca city, located in the northeastern region of São Paulo State and with a population close to 350 thousand inhabitants. In the first stage, we searched in the bibliography for cities that implemented a successful system of cycle lanes. In the second stage, the situation of bikeways in the city was detailed, through the consultation of the Cycling Program of Franca, comparing what was planned and what was executed, as well as the characterization of the existing bikeways in the city and its integration with public transportation.

Palavras-chave: Bicicleta, Ciclovia, Planejamento Urbano,

Palavras-chave: Bike, Bicycle Path, Urban Planning,

DOI: 10.5151/singeurb2019-101

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Como citar:

Dal Sasso, Roberlei César; Meireles, Eduardo; Ferreira, Mauro; "Descrição das ciclovias da cidade de Franca, SP", p. 752-758 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-101

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