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Cultura Digital: Transformação bancária sob a perspectiva do Design de Serviços

Digital Culture: Banking Transformation from the Service Design Perspective

OLIVEIRA, José Nilson Batista de ; MAYNARDES, Ana Cláudia ;

Artigo:

A conectividade por meio da internet trouxe às diferentes culturas a oportunidade de conhecer diversos serviços disponíveis no mercado. No processo de transculturação, têm ocorrido mudanças nos comportamentos sociais das gerações. Este artigo trata de um estudo para entender como os usuários, da geração digital, se relacionam com as tecnologias digitais, em especial as bancárias. Por meio de levantamento teórico tendo como base HALL (2006) e PRENSKY (2001) será realizada uma revisão dos conceitos de Cultura Digital e dos estudos que analisam os comportamentos das pessoas conectadas na internet. Entender, por meio do Design de Serviços, os desejos e usos da geração digital e como o setor financeiro tem evoluído, contribuem para a compreensão de um dos principais artefatos ofertados à sociedade: o aplicativo para smartphones que possibilita consultas, transações e aquisições de produtos e serviços bancários.

Artigo:

Connectivity through the internet has brought different cultures the opportunity to learn about the many services available in the market. In the process of transculturation, there have been changes in the social behaviors of the generations. This article is about a study to understand how digital generation users relate to digital technologies, especially banking. A theoretical review based on HALL (2006) and PRENSKY (2001) will review the concepts of Digital Culture and the studies that analyze the behaviors of people connected to the Internet. Understanding, through Service Design, the desires and uses of digital generation and how the financial sector has evolved, contribute to the understanding of one of the main artifacts offered to society: the application for smartphones that enables consultations, transactions and acquisitions of products and banking services.

Palavras-chave: Cultura Digital; Comportamento; Banco digital,

Palavras-chave: Digital Culture; Behavior; Digital banking,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_08

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

OLIVEIRA, José Nilson Batista de; MAYNARDES, Ana Cláudia; "Cultura Digital: Transformação bancária sob a perspectiva do Design de Serviços", p. 5049-5063 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_08

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