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CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ARTES VISUAIS

CREATIVITY AND COLLABORATIVE LEARNING THROUGH THE PRODUCTION OF SYNTHESIS GRAPHIC REPRESENTATIONS: AN EXPERIENCE WITH VISUAL ARTS STUDENTS

Paixão, Waldeilson; Bueno, Juliana; Obregon, Rosane; Zandomenghi, Ana Lúcia;

Artigo Completo:

Esta pesquisa apresenta a aplicação de Representações Gráficas de Síntese (RGSs) para estimular a criatividade e favorecer o aprendizado colaborativo em sala de aula. RGSs são formas bidimensionais de representação visual que apoiam os conteúdos teóricos. Dessa maneira, o artigo traz um estudo qualitativo que fora aplicado com duas turmas de ensino médio-tecnológico, durante a condução de uma disciplina no curso de Artes Visuais, em um campus de um Instituto Federal. O objetivo foi estimular a criatividade dos estudantes e proporcionar a apreensão dos conteúdos da disciplina por meio da produção de RGSs, desenvolvidas de forma colaborativa. Os resultados indicaram que a utilização das RGSs em sala de aula foi uma forma criativa de engajar os estudantes na disciplina como também uma alternativa facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.

Artigo Completo:

This research presents the application of Graphic Representations of Synthesis (RGSs) to stimulate the creativity and to favor the collaborative learning in the classroom. RGSs are two-dimensional forms of visual representation that support theoretical content. In this way, the article brings a qualitative study that was applied with two classes of high-tech teaching, while conducting a course in the Visual Arts course, on a campus of a Federal Institute. The objective was to stimulate the students' creativity and to apprehend the contents of the discipline through the production of RGSs, developed in a collaborative way. The results indicated that the use of RGSs in the classroom was a creative way of engaging students in the discipline as well as a facilitating alternative in the teaching-learning process.

Palavras-chave: pensamento visual, ensino, práticas coletivas,

Palavras-chave: visual thinking, teaching, collective practices,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0049

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Como citar:

Paixão, Waldeilson; Bueno, Juliana; Obregon, Rosane; Zandomenghi, Ana Lúcia; "CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ARTES VISUAIS", p. 483-495 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0049

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