Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Criando miniaturas de animais como ferramenta de Educação Ambiental – uma proposta da representação tridimensional como veículo de informação
La creación de miniaturas de animales como herramienta de Educación Ambiental – una propuesta de la representación tridimensional como vehículo de información
Barros, Sofia M. ; Costa, Denny A. F. ; Oliveira, Gabriela A. F. ;
CONGIC 2025:
Este artigo registra o processo de criação das representações tridimensionais de oito espécies de animais na Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, em Pernambuco, para compor um catálogo direcionado para Educação Ambiental. Com o objetivo de explorar funções da representação tridimensional como veículo de informação, seu processo incluiu a coleta de dados sobre as espécies selecionadas, realização de rascunhos, criação de armações, modelagem, moldagem e pintura dos originais. Expandindo as informações pictóricas além do projeto gráfico, foi possível observar os animais representados em diversos ângulos e de formas mais tangíveis.
CONGIC 2025:
This article registers the creation of the tridimensional representations of eight animal species present in the Environmental Protection Area Aldeia-Beberibe, in Pernambuco (Brazil), as part of a catalog directed towards Environmental Education. With the intent of exploring possibilities on the function of tridimensional models as vehicles for information, its process included the collection of data on the selected species, the creation of sketches, armatures, modeling, molding and painting of the originals. By expanding the pictorial information beyond the scope of the graphic project, it was possible to observe the represented objects through a diversity of angles and more tangible means.
Palavras-chave: educação ambiental, visualização científica, design da informação, modelagem tridimensional,
Palavras-chave: environmental education, scientific visualization, information design, tridimensional modeling,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091625
Referências bibliográficas
- [1] ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito; SILVA, Andréa Catrópa da; ""Design da Informação para divulgação científica: análise de posts do perfil “Olá Ciência!” no Instagram"", p.
- [2] 4857-4880 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 202
- [3] ARIVABENE, B; Moura, M; FRANCOS, M. O uso de animais como ferramenta para Educação Ambiental: uma revisão sistemática. Revista Científica ANAP Brasil, São Paulo-SP, volume 13,69-82, 2020..
- [4] BENITES, M.; MAMEDE, S. B. Mamíferos e aves como instrumentos de educação e conservação ambiental em corredores de biodiversidade do cerrado, Brasil. Mastozoologia Neotropical. BR. 15:261-271, 2008.
- [5] HODGES, Elaine R. S. The Guild Handbook of Scientific Illustration. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1989.
- [6] JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. BR. 118:189-206, 2003.
- [7] KOSMINSKY, Doris; ""Visualização de informação para divulgação científica: uma metodologia"", p. 35-44 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
- [8] PERNAMBUCO. Decreto Nº 34.692, de 17 de março de 2010. Declara como Área de Proteção Ambiental - APA a região que compreende parte dos Municípios de Camaragibe, Recife, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, São Lourenço da Mata e Paudalho, e dá outras providências. Recife, Pernambuco: Diário Oficial do Estado, 2010.
- [9] SATO, Susana Narimatsu. A infografia na divulgação científica: um estudo de caso da revista Pesquisa Fapesp. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
- [10] ZWEIFEL, Frances W. A Handbook of Biological Illustration. Chicago: The University Of Chicago Press, 1988
Como citar:
Barros, Sofia M.; Costa, Denny A. F.; Oliveira, Gabriela A. F.; "Criando miniaturas de animais como ferramenta de Educação Ambiental – uma proposta da representação tridimensional como veículo de informação", p. 2571-2588 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091625
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
