Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Contribuições do Design para o cenário econômico criativo local em Caruaru-PE: O caso do Coletivo Fé, menina

Silva, Bianca Caroline Carvalho da ; Silva, Tamires Maria de Lima ;

Artigo completo:

Esse artigo apresenta reflexões sobre possíveis contribuições do design para novos formatos de negócios ligados à criatividade e inovação, tomando como base o entendimento das mudanças vivenciadas localmente, na cidade de Caruaru-PE, diretamente ligadas ao cenário do empreendedorismo pelo viés da economia criativa e desse modo as atuais condições para posicionar e validar negócios ligados a esses conceitos no contexto local. Para tanto será apresentado em detalhes o Projeto Fé, Menina; fundado há 3 anos em Caruaru para unir e fortalecer marcas, idealizadas e geridas por mulheres empreendedoras, que tem em seu cerne o desenvolvimento de produtos ou serviços ligados a criatividade e expressão de significados, fortalecendo o posicionamento dessas empresas para além do objetivo de comercializar. Na construção dessa pesquisa foi realizado um levantamento de dados ligados ao estado da arte do tema proposto, para o entendimento da relevância dos principais pilares ligados ao movimento econômico criativo atual e ao design e suas vertentes: Design Estratégico e Design Social. Desenvolveu-se uma reflexão sobre o entendimento das possíveis contribuições do design e suas ferramentas durante o processo de elaboração de soluções em pequena escala, por meio do surgimento de uma ação específica que fez parte do processo criativo de um produto de design que será especificado nos resultados desse artigo como ponto de partida para as reflexões da relevância do trabalho coletivo e da expressão de significados nas soluções encontradas.Destaca-se a contribuição das reflexões desse tema para a inclusão da cidade de Caruaru nesse novo formato econômico em que criatividade e a conceituação de sentidos são vistas como peças fundamentais para o desenvolvimento, apontando o importante papel do design na identificação dos possíveis caminhos para dinamizar, expressar e comunicar essas novas habilidades e propósitos das marcas, agora mais voltadas ao coletivo e a cocriação de soluções.

Artigo completo:

Palavras-chave: Economia Criativa; Design Estratégico; Design Social, Empreendedorismo feminino; Inovação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-3.2.063

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, L. C. Aprendizagem organizacional na economia criativa: um processo social a partir da atuação dos gestores. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração,
  • [2] UFPE, 2016. ( https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18578 ).
  • [3] BEZERRA, P. F. M. Design estratégico e branding: valorizando experiências e produtos locais - o caso Sambazon / Pablo Felipe Marte Bezerra. - Recife, 2016. 228 f.: il., fig. (https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28973
  • [4] BONSIEPE, G. Do material ao digital . São Paulo: Blucher, 2015.
  • [5] __________ . Design, Cultura e Sociedade . São Paulo: Blucher, 2011.
  • [6] BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [7] BURDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blücher, 2006.
  • [8] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design . 3ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 200
  • [9] CARVALHAL, F. No caminho para uma gestão criativa: A percepção dos gestores da Economia Criativa sobre suas Experiências. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, Recife - 2016. Disponível em ( https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18949 )
  • [10] CONSOLO, Cecília. Marcas: Design estratégico: Do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. São Paulo. Blucher 2015.
  • [11] ERG Consultoria. Feira de Economia Criativa agita Caruaru . Disponível em: ( http://ergconsultoria.com.br/feira-de-economia-criativa-agita-caruaru ).
  • [12] FLORIDA, R. The rise of the creative class . Washington monthly, May 2002.
  • [13] GOMES, A. F. Ação empreendedora e relações de gênero: Um estudo multicasos na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais, 2010. Disponível em: ( https://bit.ly/2UpQEBM )
  • [14] GONÇALVES, K. L. F. Empreendedorismo feminino: fatores de influência na gestão eficiente. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Engenharia de produção do UNIPUniversidade Paulista. 2016. Disponível em: ( https://www.unip.br/presencial/ensino/pos_graduacao/strictosensu/eng_producao/download/eng_kellyfonsecagoncalves.pdf )
  • [15] HOWKINS, J. The Creative economy : how people make money from ideas. [S.1]. Penguin, 2001.
  • [16] IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística . Disponível em: ( http://www.ibge.gov.br ).
  • [17] KRUCKEN, Lia. Design e território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [18] LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. Fundamentos de Metodologia Científica . São Paulo: Atlas, 2010.
  • [19] LÖBACH, B. Design Industrial. Bases para a Configuração dos Produtos Industriais , Blucher - 1ª ed., São Paulo, 2001.
  • [20] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [21] MARCHI. Leonardo de. Análise do Plano da Secretaria da Economia Criativa e as transformações na relação entre Estado e cultura no Brasil . Intercom – RBCC São Paulo, v.37, n.1, p. 193-215, jan./jun. 2014. Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/interc/v37n1/a10v37n1.pdf
  • [22] MARTINS, Gabriela. Território inovativo: proposta de modelo de desenvolvimento de território inovativo aplicado ao APL de confecções do Agreste. Disssertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Disponivel em (https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13207)
  • [23] MIRANDA. Gustavo. A feira na cidade: limites e potencialidades de uma interface urbana nas feiras de Caruaru e de Campina Grande . Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano. Disponível em: ( https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3220 )
  • [24] MORONI. I.M.R. Como os processos de design podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade inovadora nas empresas s tartups : um estudo sobre o Porto Digital. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: ( https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21700 ).
  • [25] PAPANEK, Viktor. Design for the Real World : Human Ecology and Social Change. New York: Van Nostrand Reinhold, 1971.
  • [26] SCHUMPETER, J. A. Economic theory and entrepreneurial history. Revista Brasileira de Inovaçã o ,Rio de janeiro, v.1, jul./dez. 2002.
  • [27] YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre. 4ªedição. Editora: Bookman, 2010.
Como citar:

Silva, Bianca Caroline Carvalho da; Silva, Tamires Maria de Lima; "Contribuições do Design para o cenário econômico criativo local em Caruaru-PE: O caso do Coletivo Fé, menina", p. 697-708 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-3.2.063

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações