Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Contribuições do design estratégico para a educação : um estudo de caso da Escola da Ponte e do Escola Projeto Âncora

Scroferneker, Camila Andrade; Freire, Karine de Mello;

Artigo completo:

Neste artigo pretendemos refletir sobre como o design estratégico pode contribuir na criação e desenvolvimento de estratégias de semeadura de inovação social, no âmbito da educação. Através do estudo de caso da relação entre a Escola da Ponte e a Escola Projeto Âncora buscamos compreender o processo de disseminação de inovação social entre ambas. Para a realização da nossa pesquisa, fizemos uma imersão de 5 dias em agosto de 2017 na Escola Projeto Âncora. As técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e documental, observação direta e entrevista focalizada com questões semiestruturadas. Após a descrição e interpretação dos dados coletados, identificamos três estratégias de semeadura que, sob a nossa perspectiva de designer estratégico, foram utilizadas para a disseminar sementes de inovação social de um contexto a outro.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design Estratégico. Inovação Social. Semeadura. Projeto Âncora,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-1.2.008

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, R. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 13ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
  • [2] BOURDIEU, P.; PASSERON, JC. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 7º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • [3] CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
  • [4] FRANZATO, C. et al. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In:
  • [5] FREIRE, K. (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo: Kazuá, 201
  • [6] FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987
  • [7] FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 38º ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.
  • [8] LÉVY, P. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
  • [9] MANZINI, E Design para a inovação social e sustentabilidade - Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Coordenação de tradução Carla Cipolla; equipe Elisa Spampinato, Aline Lys Silva. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [10] ______. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues, v.30 n.1, 2014.
  • [11] ______. Design. Quando todos fazem design: uma introdução aao design para inovação social. Trad. Luzia Araújo. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2017.
  • [12] MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1, n.1, Dec 1, p.31-38, 2008.
  • [13] MULGAN, G. Social innovation: what is it, why it matters and how it can be accelerated. London: Young Foundation, 2006
  • [14] ______.Design in public and social innovation – what works, and what could work better, 20
  • [15] MURRAY, R., CAULIER-GRICE, J., and MULGAN, G. The open book of social innovation. London: Young Foundation, NESTA, 2010.
  • [16] ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2007.
  • [17] PACHECO, J. Escola da Ponte: formação e transformação da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Como citar:

Scroferneker, Camila Andrade; Freire, Karine de Mello; "Contribuições do design estratégico para a educação : um estudo de caso da Escola da Ponte e do Escola Projeto Âncora", p. 78-87 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-1.2.008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações