Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Conexões virtuais entre o design visual e a experiência surda: apontamentos sobre o portal em construção des(sign)+
Virtual connections between visual design and the Deaf experience: notes on the portal des(sign)+ under construction
Pires, Julie A. ; Ribeiro, Marcelo G. ; Freitas Neto, Francisco A. ; Nascimento, Iulli M.S. ; Teixeira, Tatiana W. ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta reflexões a partir do Portal em construção des(sign)+, projeto que busca integrar pesquisa no campo do Design sobre a cultura surda por uma perspectiva colaborativa. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo na infraestrutura de tecnologias de informação. No entanto, nota-se a ausência de uma iniciativa de convergência que utilizasse tais avanços tecnológicos para aproximar pesquisadores e promover debates no campo do Design sobre a comunidade surda, suas particularidades, possibilidades e interesses. Partindo da premissa de que problemas de design não possuem soluções definitivas, o projeto adota uma abordagem aberta, envolvendo a participação de pesquisadores, públicos interessados e diferentes formas de comunicação, considerando tanto ouvintes quanto surdos. Com o intuito de contribuir para esta reflexão, buscamos, entre outros pesquisadores, especialmente autores que expandiram nossa compreensão sobre experiências no ensino, como Jorge Larrosa Bondía, e os processos colaborativos no design, como Ezio Manzini. Neste trabalho apresentaremos os principais pensamentos que nortearam, até o momento, a construção do Portal que está em fase de testes e ainda aberto a colaborações e sugestões.
CIDI 2025:
"This text presents reflections on the ongoing development of the des(sign)+ Portal, an ongoing project that aims to integrate research in the field of Design related to Deaf culture from a collaborative perspective. Despite recent significant advancements in information technologies, there remains a noticeable lack of initiatives that leverage these developments to bring researchers together and foster discussions on the particularities, possibilities, and interests of the Deaf community within the context of Design. Based on the premise that design problems have no definitive solutions, the project embraces an open approach, engaging researchers, interested audiences, and diverse forms of communication while considering both hearing and Deaf individuals. To inform this reflection, we draw upon scholars who have expanded our understanding of educational experiences, such as Jorge Larrosa Bondía, and collaborative design processes, such as Ezio Manzini. This paper outlines the key conceptual foundations that have guided the development of the Portal to date, which is currently in its testing phase and remains open to collaborations and suggestions."
Palavras-chave: Portal, Design colaborativo, experiência surda, Tecnologias digitais,
Palavras-chave: Partiendo de la premisa de que los problemas de diseño no tienen soluciones definitivas, el proyecto adopta un enfoque abierto, que involucra a investigadores, públicos interesados y diversas formas de comunicación, considerando tanto a oyentes como a personas sordas Para esta reflexión, nos apoyamos,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091638
Referências bibliográficas
- [1] Bondía, Jorge Larrosa (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Campinas, no 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr.
- [2] Daigle, Steven L.; Cuocco, Patricia M. Portal Technology Opportunities, Obstacles, and Options A View from the California State University. In: Katz, Richard N. (Ed.) (2002). Web portals & higher education. San Francisco, CA: Jossey-Bass Inc. Publishers.
- [3] Ferla, Luis et al (2020). Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.27, n.4, out.-dez. 2020, p.1207-122
- [4] Gesser, Audrei. (2009) Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial.
- [5] Hughes, Lorna; Constantopoulos, Panos; Dallas, Costis (2015). Digital methods in the humanities: understanding and describing their use across the disciplines. In: Schreibman,Susan; Siemens, Ray; Unsworth, John (Ed.). A new companion to digital humanities.Malden: Blackwell, p. 150-170.
- [6] Katz, Richard N.; Goldstein, Larry. Summing Up. In: Katz, Richard N. (Ed.) (2002). Web portals& higher education. San Francisco, CA: Jossey-Bass Inc. Publishers.
- [7] Manzini, E. (2015). Design, When Everybody Designs: an introduction to Design for SocialInnovation. Translated: Rachel Coad. MIT Press, Cambridge, US
- [8] Meier A, Tunger D (2018) Survey on opinions and usage patterns for the ResearchGateplatform. PLoS ONE 13(10): e0204945. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0204945
- [9] Müller, J. I., & Karnopp, L. B. (2015). Tradução cultural em educação: experiências da diferençaem escritas de surdos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1055-1068, out./dez.
- [10] Portal des(sign)+ (site/portal em construção). In: imagem(i)matéria (2025). Disponível emhttps://imagemimateria.com/
- [11] Price, K. M. (2015). Social scholarly editing. In: Schreibman, Susan; Siemens, Ray; Unsworth,
- [12] John (Ed.). A new companion to digital humanities. Malden: Blackwell, 137-149.
Como citar:
Pires, Julie A.; Ribeiro, Marcelo G.; Freitas Neto, Francisco A.; Nascimento, Iulli M.S.; Teixeira, Tatiana W.; "Conexões virtuais entre o design visual e a experiência surda: apontamentos sobre o portal em construção des(sign)+", p. 727-739 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091638
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
