Artigo - Open Access.

Idioma principal

COMPOSTOS FENÓLICOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE RESÍDUOS DE FRUTA

PHENOLIC COMPOUNDS AND ANTIOXIDANT CAPACITY OF FRUIT RESIDUES

NERE, HARIADNY ALINE CALIXTO ; RIBEIRO, LEILSON DE OLIVEIRA ; KUNIGAMI, CLAUDETE NORIE ; CHIMATTI, WILSON RICARDO ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

Uma vez que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, observa-se uma crescente demanda por frutas devido ao seu valor nutricional, por conter teores elevados de fibras, vitaminas C e outros compostos bioativos. Assim, o aproveitamento agroindustrial dos resíduos de frutas vem sendo bastante estimulado para elaboração de novos produtos. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade antioxidante e o teor de compostos fenólicos totais de resíduos de laranja e de mamão provenientes da sua industrialização. O teor de compostos fenólicos foi obtido por meio da reação do reagente de Folin Ciocalteau com o extrato em meio básico e a capacidade antioxidante mensurada pela reação do extrato dos resíduos com o radical livre ABTS+?. Os resultados mostraram que o teor de compostos fenólicos do resíduo de laranja foi maior quando comparado com o resíduo de mamão (p<0,05). Como esperado, o resíduo de laranja apresentou maior capacidade antioxidante entre os resíduos avaliados, corroborando a correlação positiva entre o teor de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante de matérias-primas vegetais. Portanto, este estudo mostra que estes resíduos agroindustriais podem ser utilizados pela a indústria alimentícia ou cosmética como ingrediente e/ou matéria-prima para obtenção de produtos de maior valor agregado.

Artigo:

Palavras-chave: FENÓLICOS, CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, RESÍDUO DE FRUTA,

Palavras-chave: PHENOLIC, ANTIOXIDANT CAPACITY, FRUIT RESIDUE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA23

Referências bibliográficas
Como citar:

NERE, HARIADNY ALINE CALIXTO; RIBEIRO, LEILSON DE OLIVEIRA; KUNIGAMI, CLAUDETE NORIE; CHIMATTI, WILSON RICARDO; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "COMPOSTOS FENÓLICOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE RESÍDUOS DE FRUTA", p. 1841-1847 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações