Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE OVOS DO TIPO CAIPIRA E DE GRANJA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

FERREIRA, D. B. S.; FERNANDES, E. A.; SAAR, A. G. L.; MOURA, A. G. S.; LIMA, M.;

Artigo Completo:

O objetivo do trabalho foi comparar a qualidade física de ovos do tipo caipira e de granja produzidos em Patos de Minas e Uberlândia – MG, durante o armazenamento de 11 dias a temperatura ambiente (25 °C). Para tal, foram realizadas a quantificação de massa total, massa da casca, densidade, umidade e altura e diâmetro do albúmen e da gema e unidade Haugh. A perda de massa e a perda de umidade (2%) não foi significativa entre os ovos e durante o armazenamento. Houve redução da densidade, da altura da gema e do albúmen, além da unidade Haugh para todas as amostras, acompanhadas do aumento do diâmetro de albúmen e da gema durante os 11 dias, o que evidenciam as alterações decorrentes do envelhecimento do produto. O tipo de ovos (granja ou caipira) não influenciou no peso total, na densidade e na altura do albúmen. No entanto, houve diferença na unidade Haugh aos 11 dias de armazenamento, o que sugere que os ovos de granja sofreram degradação mais acentuada. O diâmetro e a altura da gema foram maiores nos ovos tipo caipira, enquanto a umidade, o peso da casca, o diâmetro e peso do albúmen foram superiores nos ovos de granja. As principais diferenças encontradas nas características físicas dos ovos de granja e do tipo caipira são relativas às proporções de gema e de albúmen dos mesmos. O desempenho de todas as amostras durante o armazenamento foi semelhante, o que pode evidenciar que a degradação dos ovos sofre maior influência das condições de armazenagem do que em relação à origem dos ovos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ovos do tipo caipira,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-405

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, N. A. A.; SAKOMURA, N. K.; MENDONÇA, M. O.; FREITAS, E. R. FERNANDES, J. B. K. Qualidade de ovos comerciais provenientes de poedeiras comerciais armazenados sob diferentes tempos e condições de ambientes. ARS VETERINARIA. Jaboticabal - SP, v.24, n.2, 127-133, 2008.
  • [2] FIGUEIREDO, T.C.; CANÇADO, S.V.; VIEGAS, R.P.; RÊGO, I.O.P.; LARA, L.J.C., SOUZA, M.R.; BAIÃO, N.C. Qualidade de ovos comerciais submetidos a diferentes condições de armazenamento. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v.63, n.3, p.712-720, 2011.
  • [3] GARCIA, E. R. M.; ORLANDI, C. C. B.; OLIVEIRA, C. A. L.; CRUZ, F. K.; SANTOS, T. M. B.; OTUTUMI, L. K. Qualidade de ovos de poedeiras semipesadas armazenados em diferentes temperaturas e períodos de estocagem. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. Aquadauana – MS. v.11, n.2, p. 505-518, abr/jun, 2010.
  • [4] RODRIGUES, L. S. Desempenho e qualidade de ovos de galinhas poedeiras de uma granja em região de clima tropical. 2011. 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Zootecnia) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista – RR, 2011.
  • [5] SAGRILO, E.; VIEIRA, F. J.; NETO, R. B. A.; SOBREIRA, R. S. Criação de galinhas caipiras. ABC da agricultura familiar / Embrapa Informação Tecnológica. Brasília – DF. 1ª ed. 73 p. n. 20. 2007. SALVADOR, E. L. Qualidade Interna de Ovos de Poedeiras Comerciais Armazenados em Diferentes Temperaturas e Períodos de Estocagem. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Federal de Alagoas. Rio Largo – AL, 2011.
Como citar:

FERREIRA, D. B. S.; FERNANDES, E. A.; SAAR, A. G. L.; MOURA, A. G. S.; LIMA, M.; "COMPARAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE OVOS DO TIPO CAIPIRA E DE GRANJA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS", p. 3263-3268 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-405

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações