Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

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Codesign e Educação Patrimonial: Reflexões sobre futuros possíveis para o centro histórico de São Luís-MA

Pinheiro, Nathalia Rodrigues ; Santos, Maria Luiza Lopes de Oliveira ; Noronha, Raquel Gomes ;

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A humanização nos processos de Design e sua vertente colaborativa deram origem ao codesign, que será tratado no presente artigo como abordagem metodológica de campo. O objetivo desta pesquisa é propor reflexões sobre inciativas colaborativas de codesign implementadas em centros urbanos e sua possibilidade de adaptação à realidade social do centro histórico de São Luís-MA. Através de revisão bibliográfica foi traçado um panorama conceitual sobre o codesign e a educação patrimonial, o que fundamentou a análise de dois estudos de caso que apresentam alternativas colaborativas de intervenção urbana passíveis de adequação à perspectiva patrimonial, as iniciativas e métodos utilizados se apoiam em teorias de designers como Halse(2016), Ventura et. al(2016) , Manzini(2017) e Spinuzzi(2005). Os resultados encontrados mostram que qtravés da análise das iniciativas bem-sucedidas que foram apresentadas na Dinamarca, e no Rio de Janeiro no viés urbano e ambiental, é possível prever um itinerário educativo no que tange o patrimônio que possa ser adaptado também a sítios históricos e que seja efetivamente colaborativo.

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Palavras-chave: Codesign. Educação Patrimonial. Metodologia. Preservação. Sustentabilidade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-1.2.014

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Como citar:

Pinheiro, Nathalia Rodrigues; Santos, Maria Luiza Lopes de Oliveira; Noronha, Raquel Gomes; "Codesign e Educação Patrimonial: Reflexões sobre futuros possíveis para o centro histórico de São Luís-MA", p. 148-158 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-1.2.014

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