Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA
CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA
Branco, Gabriel Murgel; Branco, Fábio Cardinale; Orikassa, Edson; Ferreira, Sylvia Talita
Artigo Completo:
Os veículos híbridos “plug-in” representam um avanço tecnológico que permite a utilização de um veículo tanto com a energia elétrica obtida da rede doméstica de distribuição quanto com um combustível consumido ou, ainda, uma combinação das duas fontes de energia. Por um lado, esta versatilidade permite que o usuário escolha a opção que lhe seja mais conveniente em função das distâncias que pretende percorrer, mas por outro, é preciso oferecer-lhe os parâmetros adequados para que faça uma análise da eficiência energética resultante das suas opções em cada caso. Este trabalho apresenta três formas de interpretação dos resultados de ensaios de emissões de poluentes e dos consumos de combustível e energia elétrica, para orientação dos usuários em seus modos particulares de uso, ou para padronizá-los para a certificação e comparação tecnológica de forma independente do usuário, ou ainda para estimar os resultados de uma frota para planejamento e formulação de políticas públicas. Neste último aspecto, este trabalho propõe um ajuste da norma internacional para os hábitos de utilização de veículos nas cidades brasileiras, a partir das estatísticas levantadas através do Programa de Inspeção e Manutenção de São Paulo – I/M-SP.
Os veículos híbridos “plug-in” representam um avanço tecnológico que permite a utilização de um veículo tanto com a energia elétrica obtida da rede doméstica de distribuição quanto com um combustível consumido ou, ainda, uma combinação das duas fontes de energia. Por um lado, esta versatilidade permite que o usuário escolha a opção que lhe seja mais conveniente em função das distâncias que pretende percorrer, mas por outro, é preciso oferecer-lhe os parâmetros adequados para que faça uma análise da eficiência energética resultante das suas opções em cada caso. Este trabalho apresenta três formas de interpretação dos resultados de ensaios de emissões de poluentes e dos consumos de combustível e energia elétrica, para orientação dos usuários em seus modos particulares de uso, ou para padronizá-los para a certificação e comparação tecnológica de forma independente do usuário, ou ainda para estimar os resultados de uma frota para planejamento e formulação de políticas públicas. Neste último aspecto, este trabalho propõe um ajuste da norma internacional para os hábitos de utilização de veículos nas cidades brasileiras, a partir das estatísticas levantadas através do Programa de Inspeção e Manutenção de São Paulo – I/M-SP.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP92
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
Branco, Gabriel Murgel; Branco, Fábio Cardinale; Orikassa, Edson; Ferreira, Sylvia Talita; "CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA", p-655-666.
In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP92
últimos 30 dias
57
downloads
3
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 1 IS - 1 SP - 655 EP - 666 PY - 2014 T2 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva AU - , , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea-PAP92 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/clculos-de-consumo-e-emisses-em-veculos-hbridos-plug-in-em-reduo-de-carga-da-bateria-8918 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Branco20144,
title="CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="1",
number="1",
pages="655 - 666",
year="2014",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea-PAP92",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/clculos-de-consumo-e-emisses-em-veculos-hbridos-plug-in-em-reduo-de-carga-da-bateria-8918",
author="Gabriel Murgel Branco", "Fábio Cardinale Branco", "Edson Orikassa", "Sylvia Talita Ferreira",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Gabriel Murgel Branco, Fábio Cardinale Branco, Edson Orikassa, Sylvia Talita Ferreira, CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA, Blucher Engineering Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 655-666, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea-PAP92 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/clculos-de-consumo-e-emisses-em-veculos-hbridos-plug-in-em-reduo-de-carga-da-bateria-8918) Palavras-chave:: ;