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CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA

Branco, Gabriel Murgel ; Branco, Fábio Cardinale ; Orikassa, Edson ; Ferreira, Sylvia Talita ;

Artigo Completo:

Os veículos híbridos “plug-in” representam um avanço tecnológico que permite a utilização de um veículo tanto com a energia elétrica obtida da rede doméstica de distribuição quanto com um combustível consumido ou, ainda, uma combinação das duas fontes de energia. Por um lado, esta versatilidade permite que o usuário escolha a opção que lhe seja mais conveniente em função das distâncias que pretende percorrer, mas por outro, é preciso oferecer-lhe os parâmetros adequados para que faça uma análise da eficiência energética resultante das suas opções em cada caso. Este trabalho apresenta três formas de interpretação dos resultados de ensaios de emissões de poluentes e dos consumos de combustível e energia elétrica, para orientação dos usuários em seus modos particulares de uso, ou para padronizá-los para a certificação e comparação tecnológica de forma independente do usuário, ou ainda para estimar os resultados de uma frota para planejamento e formulação de políticas públicas. Neste último aspecto, este trabalho propõe um ajuste da norma internacional para os hábitos de utilização de veículos nas cidades brasileiras, a partir das estatísticas levantadas através do Programa de Inspeção e Manutenção de São Paulo – I/M-SP.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP92

Referências bibliográficas
Como citar:

Branco, Gabriel Murgel; Branco, Fábio Cardinale; Orikassa, Edson; Ferreira, Sylvia Talita; "CÁLCULOS DE CONSUMO E EMISSÕES EM VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN EM REDUÇÃO DE CARGA DA BATERIA", p. 655-666 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP92

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