Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Circuito Perambular: instrumento de revitalização do centro histórico do Natal

Silva, Andrieny de Paula ; Cruz, Beatriz Lima da ; Oliveira, Lorena Gomes Torres de ; Moura, Luiza Saad de ;

Artigo completo:

O cenário cultural da cidade de Natal vem crescendo nos últimos anos. Isto, somado à ação de revitalização das praças e monumentos feita pelo Governo, está reconectando a população potiguar a seu centro histórico. Tendo em vista a importância do centro da cidade para a história, comércio e turismo da cidade, propõe-se um serviço de valorização para a cidade, com ações nas praças André de Albuquerque, 7 de setembro e Memorial Câmara Cascudo, localizados no centro histórico. Para isso, contou-se com pesquisa bibliográfica sobre design, território e design de serviço e a história do centro histórico potiguar, além de análises territoriais e socioculturais feitas in loco. O serviço proposto consiste em um evento trimestral ou semestral de revalorização e reapropriação do centro histórico de Natal, chamado Circuito Perambular. O evento contaria com diversas atividades e envolveria as instituições e locais de serviço presentes nas proximidades das praças. Por fim, foi feita a identidade visual do evento e foram definidas suas diretrizes projetuais. Durante a pesquisa entendeu-se a necessidade da valorização do centro histórico da cidade e das políticas públicas de incentivo. A implementação do projeto poderia proporcionar a criação de redes colaborativas em volta do local onde o evento seria realizado, conectando habitantes, prestadores de serviço e instituições. O evento criaria a sensação de identificação e pertencimento com o local e o evento, além da valorização ao espaço e à cultura, fazendo com que essas esferas se envolvam no processo e trabalhem para que o evento ocorra contribuindo com fundos de patrocínios e incentivos estatais.

Artigo completo:

Palavras-chave: cartografia afetiva, centro histórico, território, design de serviço, Natal, praça,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-3.2.062

Referências bibliográficas
  • [1] BOMFIM, Zulmira. Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e São Paulo. Tese de doutorado, Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • [2] CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: Nomes e endereçamentos da educação. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Philippe Layrargues (coord.) Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
  • [3] BRECHANDO. Foi nesta praça que Natal foi fundada. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2019.
  • [4] FAGGIN, Maria Angela P. L. Uso do território e investimento público. São Paulo, FAU USP, 2001.
  • [5] HIGUCHI, M. I. G.; THEODOROVITZ, I. J. Territorialidade(s). In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (Org.) Psicologia ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
  • [6] INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Natal (RN) recebe Praça Sete de Setembro requalificada. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2019.
  • [7] JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa. [online]. 2003, n.118, pp.189-20
  • [8] KRUCKEN, Lia. Design e Território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [9] LAMB, N.V.W.; CUNHA, L.L. O papel das praças públicas na consolidação da função social da cidade: análise da sua contribuição na evolução urbana sob um viés histórico. Artigo – XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Santa Catarina, RS: 2016.
  • [10] PORTAL NO AR. Praças do Centro Histórico de Natal passam por recuperação. Disponível em: . Acesso em: 27 de abr. 2019.
  • [11] PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Praças. Disponível em: . Acesso em: 27 de abr. 2019.
  • [12] SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO. Natal: história, cultura e turismo. Natal: DIPE – SEMURB, 2008.
  • [13] SOUSA, B.L.Q. A praça André de Albuquerque, Natal/RN, na visão de seus frequentadores. Tese (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, RN: 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2019.
  • [14] TRIBUNA DO NORTE. Circuito Ribeira volta ao calendário da cidade. Disponível em:
  • [15] . Acesso em: 26 de abr. 2019.
  • [16] VARGAS, H.C.; CASTILHO, A.L.H. Intervenção em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados. Barueri, SP: Manole, 2009. 2 ed.
Como citar:

Silva, Andrieny de Paula; Cruz, Beatriz Lima da; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; Moura, Luiza Saad de; "Circuito Perambular: instrumento de revitalização do centro histórico do Natal", p. 685-696 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-3.2.062

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações