Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Casa da Cultura Virtual: Um ambiente de realidade virtual para explorar as memórias da antiga Casa da Cultura de Itumbiara, GO
Virtual House of Culture: A Virtual Reality Environment to Explore the Memories of the Former House of Culture of ltumbiara, GO
Rezende, Isabella Viana ; Carneiro, Gabriela Pereira ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta um projeto que investiga o uso da Realidade Virtual na preservação, documentação e divulgação do patrimônio histórico-cultural. Desenvolveu-se um modelo digital da Antiga Casa da Cultura de ltumbiara (GO), explorando a relação entre tecnologia digital e arquitetura. O projeto busca preservar e transmitir a memória coletiva de um patrimônio pouco documentado. Foram utilizados o SketchUp para modelagem e a plataforma Unity para criar uma experiência imersiva com interações baseadas em registros históricos e entrevistas. O projeto contribui para a discussão sobre o uso da Realidade Virtual, destacando o potencial de diferentes linguagens gráficas na criação de ambientes virtuais.
CIDI 2025:
"This article presents a project that investígates the use of Virtual Reality in the preservation, documentation, and dissemination of historical and cultural heritage. A digital model of the former Casa da Cultura of ltumbiara (GO) was developed, exploring the relationship between digital technology and architecture. The project aims to preserve and convey the collective memory of an under-documented heritage site. SketchUp was used for modelíng, and the Unity platform was employed to create an immersive experience with interactions based on historical records and interviews. The research contributes to the discussion on the use of Virtual Realíty, highlighting the potential of different graphic languages in the creatíon of virtual environments."
Palavras-chave: realidade virtual, patrimônio histórico, memória,
Palavras-chave: virtual realíty, historical heritage, memory,
DOI: 10.5151/cidi2025-1088734
Referências bibliográficas
- [1] Akhtar, S. M. (2024). An insight into techniques and technology used for documentation of cultural heritage sites in Pakistan. https://openarchive.icomos.orq/id/eprint/2014/1/5. ICOA 789 Akhtar SM.pdf
- [2] Almeida Neto, S. P. de. (1997). Jtumbiara, um século e meio de história. Edição do autor.
- [3] Bettencourt, G. J. C. C. (2018). Arquitetura e realidade virtual (Dissertação de mestrado, Universidade do Porto). https://hdl.handle.net/10216/112654
- [4] Cerávolo, A. L., Cuperschmid, A. R. M., & Fabrício, M. M. (2022). Realidade expandida para educação patrimonial: arquitetura moderna brasileira. Anais do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. https://repositorio.usp.br/item/003126346
- [5] Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016: Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. https://conselho.saude.gov.br/resol ucoes/2016/Reso51 O.pdf
- [6] CYARK. (n.d.). https://cyark.org/
- [7] FIEG - Federação das Indústrias do Estado de Goiás. (2024). FIEG. https://fieg.com.br/
- [8] Furnas - Centrais Elétricas S.A. (2024). UHE ltumbiara. https://www.furnas.corn.br/itumbiara
- [9] Furnas - Centrais Elétricas S.A. (2024). Vila Residencial da UHE de ltumbiara. https://acervofurnas.com. br/acervo/119132/vila-residencial-da-uhe-de-itu mbiara
- [10] Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
- [11] Google Arts & Cultura. (n.d.}. Open Heritage. https://artsandculture.google.com/projecUopenheritage
- [12] Grau, O. (2003). Virtual art: From illusion to immersion. MIT Press.
- [13] Guerra, M. E. A. (2008). Vilas operadoras de Furnas nas bacias dos rios Grande e Paranaíba:
- [14] Da concepção à atualidade (Tese de doutorado, Universidade Federal de Uberlândia).https://repositorio. ufu. br/bitstream/123456789/15920/1 NilasOperadorasF urnas. pdf
- [15] IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2024). Panorama de ltumbiara. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/itumbiara/panorama
- [16] Jeffrey Shaw Compendium. (n.d.). Jeffrey Shaw Compendium. https://www.jeffreyshawcompendium.com/
- [17] Keene, S. (2005). Fragments ofthe World: Uses of Museum Collections. Routledge.
- [18] Kenderdine, S., Chan, L. K. Y., & Shaw, J. (2014). Pure Land: Futuras for embodied museography. ACM Journal on Computíng and Cultural Heritage, 7(2), Article 8.https:lldoi.org/10.1145/2611375
- [19] LDSM - Laboratório de Design e Seleção de Materiais (n.d.). Repositório 3D. UFRS.https://www.ufrgs.br/ldsm/3d/
- [20] Murray, J. H. (2003). Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. ltaú Cultural;UNESP.
- [21] Packer, R., & Jordan, K. (2002). Multimedia: From Wagner to virtual realíty (Expanded ed.). W.W. Norton.
- [22] Plural Notícias. (2024 ). ltumbiara pode ter até nove postulantes à prefeitura. https://pluralnoticias.com.br/itumbiara-pode-ter-ate-nove-postulantes-a-prefeitura/.
- [23] Tapestry. (n.d.). Tapestry. Retrieved September 30, 2024, from https://tapestry.cyark.org/
- [24] Tori, R., Kirner, C., & Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC.
- [25] Tori, R., & Hounsell, M. da S. (Eds.). (2018). Introdução à realidade virtual e aumentada. Editora SBC.
Como citar:
Rezende, Isabella Viana; Carneiro, Gabriela Pereira; "Casa da Cultura Virtual: Um ambiente de realidade virtual para explorar as memórias da antiga Casa da Cultura de Itumbiara, GO", p. 1081-1101 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1088734
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações