Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Cartilha Atípica: acessibilizando a informação por meio do design
Cartilha Atípica: making information accessible through design
Coutinho, Bárbara Julia ; Mello, Clara ; Araujo, Maria Eduarda ; Teixeira, Rayara ; Martins, Bianca ;
CONGIC 2025:
Este artigo apresenta o projeto piloto da “Cartilha Atípica”, desenvolvido na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) em colaboração com a Creche Espaço Semente, no Morro do Borel, Rio de Janeiro. O objetivo é criar um material informativo acessível para responsáveis de crianças atípicas, utilizando design de serviços e design da informação para promover a inclusão e combater estigmas. Através do método de pesquisa cartográfica e do duplo diamante, o projeto foi conduzido de forma participativa e empática. Ao apresentarmos o protótipo da cartilha, podendo futuramente ser publicada, concluímos a potência do design e da educação juntos para promoção da inclusão social.
CONGIC 2025:
This article presents the pilot project for the “Cartilha Atípica”, developed at the Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) in collaboration with the Creche Espaço Semente in Morro do Borel, Rio de Janeiro. The aim is to create accessible information material for carers of atypical children, using service design and information design to promote inclusion and combat stigma. Using the cartographic research method and the double diamond, the project was conducted in a participatory and empathetic way. By presenting the prototype of the booklet, which could be published in the future, we have concluded the power of design and education together to promote social inclusion.
Palavras-chave: Design, inclusão, atípicos, cartilha, design de serviços,
Palavras-chave: Design, inclusion, atypical, booklet, service design,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091682
Referências bibliográficas
- [1] American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (M. I. Nascimento, Trad.). Artmed. (Obra original publicada em 2013).
- [2] Cantù, D., Corubolo, M., Simeone, G. (2012). A Community Centered Design approach to developing service prototypes. ServDes Service Design and innovation Conference, Co-creating services. Espoo, Finland, 8-10 February 201
- [3] Echos. (2020, October). Duplo diamante: O que é e como aplicar o método no design.Escola Design Thinking. Disponível em:
- [4] FORMARE - Atendimento Comportamental Integrado. O Médico Disse que Meu Filho é Atípico, o Que Isso Quer Dizer? Disponível em:
- [5] JOCUM Borel. (2025). Creche Espaço Semente.
- [6] Kastrup, V. (2007). O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Fractal: Revista de Psicologia, 19(1), 63-80.
- [7] Kastrup, V. (2019). A invenção da atenção. Revista Polis e Psique, 9(4), 35-56.
- [8] Kastrup, V., Escóssia, L. da, & Passos, E. (Org.). (2015). Pistas para o método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Sulina.
- [9] Kastrup, V., & Barros, L. P. (2009). Cartografar é acompanhar processos. In E. Passos, V.
- [10] NÚCLEO de Acessibilidade e Apoio à Inclusão - Nova Suíça. Cordão de girassol: o que é, para que
- [11] serve? Disponível em:
- [12] Serpa, B., & Cipolla, C. (2016). Inovação social e processos de cocriação para empoderamento da
- [13] comunidade escolar. 12° P&D 2016 – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. UK Design Council. (n.d.). The Double Diamond.Design Council. Disponível em:
- [14] UK Design Council. Design methods for developing services. Disponível em:
Como citar:
Coutinho, Bárbara Julia; Mello, Clara; Araujo, Maria Eduarda; Teixeira, Rayara; Martins, Bianca; "Cartilha Atípica: acessibilizando a informação por meio do design", p. 2347-2352 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091682
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações