CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avaliação Participativa de um Modelo de Design Colaborativo para REA: Relato de um Workshop de Cocriação

Participatory Evaluation of a Collaborative Design Model for OER: Report of a Co-Creation Workshop

Grimm, Gabrielle Hartmann ; Padovani, Stephania ;

CIDI 2025:

Este artigo relata a realização de um workshop de cocriação, etapa da pesquisa baseada no método Design Science Research (DSR), para avaliar um modelo de Design Colaborativo de Recursos Educacionais Abertos (REA). O workshop, conduzido remotamente com educadores e designers, utilizou ferramentas como Figma e Google Meet. Os participantes desenvolveram um projeto REA, avaliando a usabilidade do modelo e do guia associado. A experiência evidenciou a importância de uma representação visual clara, de um guia detalhado e da colaboração estruturada, além de apontar melhorias como revisão de termos e inclusão de exemplos. O workshop confirmou o potencial do modelo para promover educação aberta e colaborativa.

CIDI 2025:

This article reports on a co-creation workshop, a stage of research based on the Design Science Research (DSR) method, to evaluate a Collaborative Design Model for Open Educational Resources (OER). The workshop, conducted remotely with educators and designers, used tools such as Figma and Google Meet. Participants developed an OER project, evaluating the usability of the model and its associated guide. The experience highlighted the importance of clear visual representation, a detailed guide, and structured collaboration, while also pointing out improvements such as revising terms and including examples. The

Palavras-chave: design science research, design colaborativo, avaliação, workshop de cocriação,

Palavras-chave: design science research, collaborative design, evaluation, co-creation workshop,

DOI: 10.5151/cidi2025-1090705

Referências bibliográficas
  • [1] Chiu, Mao-Lin (2002). An organizational view of design communication in design collaboration.Design Studies, v. 23, n. 2, p. 187-210.
  • [2] Dresch, A.; Lacerda, D. P.; Júnior, J. A. V. A (2015). Design Science Research: Método dePesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman Editora.
  • [3] Educação Aberta (2011). Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2020.
  • [4] Gray, D. E (2012). Pesquisa no Mundo Real. 2. ed. ed. Porto Alegre: Penso.
  • [5] Grimm, G.H.; Heemann, A. (2020). Design colaborativo de Recursos Educacionais Abertos: situações e perspectivas. Anais do 11°Gampi + Plural Design, 137-149.
  • [6] Grimm, G.H.; Heemann, A. ; Padovani, S (2024). Colaboração em projetos de Recursos
  • [7] Educacionais Abertos (REA): necessidades de participantes com diferentes perfis.
  • [8] DATJournal Design Art and Technology, v.9 n.2.
  • [9] Hansen, M. T (2010). Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [10] Hargrove, R (1998). Colaboração criativa: a interação de talento e diversidade para obter resultados positivos. São Paulo: Editora Cultrix.
  • [11] Kleinsmann, M. S (2006). Understanding collaborative design. PTUDelft: Nederlands.
  • [12] Mazzaroto Filho, M. A (2018). Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de Design Curitiba. [Tese de doutorado] Departamento de Design. Universidade Federal Do Paraná.
  • [13] Okada, A. (2013). Recursos Educacionais Abertos e o desenvolvimento de competências para a inovação aberta. Revista e-Curriculum, 11(1), 100–124.
  • [14] Sanders, E. B. N., & Stappers, P. J. (2008). Co‐creation and the New Landscapes of Design. CoDesign, v. 4, n.1, p. 5–18.
  • [15] UNESCO. PARIS OER DECLARATION (2012). Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2021.
  • [16] Wiley, D (2014). The Access Compromise and the 5th R – iterating toward openness. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2021.
Como citar:

Grimm, Gabrielle Hartmann; Padovani, Stephania; "Avaliação Participativa de um Modelo de Design Colaborativo para REA: Relato de um Workshop de Cocriação", p. 1888-1901 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1090705

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações