Resumo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANTITUMORAIS DE NOVOS CARDIOTÔNICOS ESTEROIDAIS SINTÉTICOS E SEUS EFEITOS NA NA,K-ATPASE

Oliveira, G.C.1 ; Ferreira, L.G.R. ; Neves, L.D.R. ; Grego, S.L.A. ; Villar, J.A.F.P. ; Santos, H.L. ; Barbosa, L.A. ; Cortes, V.F. ;

Resumo:

O efeito antitumoral de cardiotônicos esteroidais (CTS) tem sido observado em diversas linhagens celulares. CTS, como a digoxina e digitoxina, em doses terapêuticas possuem um efeito inibitório da Na,K-ATPase. Novos CTS sintetizados a partir da digoxina não possuem caracterização biológica na modulação da atividade da Na,K-ATPase nem seu potencial efeito antiproliferativo em células tumorais. O objetivo do estudo foi verificar o efeito citotóxico de novos compostos CTS sintéticos em células de carcinoma de colo uterino (HeLa) e cólon intestinal retal (RKO) e correlacionar o efeito antitumoral com a atividade da Na,K-ATPase. As células HeLa e RKO foram cultivadas e o ensaio de MTT foi realizado. As células HeLa foram tratadas com 6 novos CTS sintéticos nas concentrações de 150 nM e 10 μM por 24h. Como controle de inibição da Na,K-ATPase, foi utilizado a digoxina (150 nM). Após o tratamento, foi realizada preparação de membrana plasmática e a atividade da Na,K-ATPase. A análise estatística foi realizada no GraphPad Prism 5. Os novos CTS sintéticos DGB2, DGB3, DGB4, DGB5, DB6 e DGB7 apresentaram efeitos citotóxicos em células HeLa e RKO. Todos os compostos apresentaram IC50 na faixa de 50 µM, sendo o DGB5 o único que apresentou IC50 de 0,26 ± 0,06 μM. O tratamento de 24h com 150 nM digoxina provocou 63% de inibição da Na,K-ATPase nas células HeLa. A inibição significativa da atividade da ATPase foi 96% a 10 μM de DGB5, 50% a 150 nM de DGB5 e 46% a 10 μM de DGB2. Nossos dados demonstram que o efeito citotóxico destes compostos não está relacionado com a inibição da atividade da Na,K-ATPase. O único composto que apresenta essa correlação é o DGB5, que apresentou o melhor IC50 para viabilidade celular e o melhor efeito de inibição da Na,K-ATPase.

Resumo:

Palavras-chave: Cardiotônicos esteroidais, Na,K-ATPase, Antitumorais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0055

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, G.C.1; Ferreira, L.G.R.; Neves, L.D.R.; Grego, S.L.A.; Villar, J.A.F.P.; Santos, H.L.; Barbosa, L.A.; Cortes, V.F.; "AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANTITUMORAIS DE NOVOS CARDIOTÔNICOS ESTEROIDAIS SINTÉTICOS E SEUS EFEITOS NA NA,K-ATPASE", p. 17-18 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0055

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações