Resumo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE COMPOSTOS ISOLADOS DE PLANTAS FRENTE A ESPÉCIES DE C. albicans

Andrade, Jessica Tauany ; Morais, Sarah Elisa de ; Araújo, Marcelo Gonzaga de Freitas ; Ferreira, Jaqueline Maria Siqueira ;

Resumo:

A levedura do gênero Candida albicans é comensal habitual das superfícies mucosas e o maior agente causador de candidíase vulvovaginal (CVV). O tratamento da CVV com os antifúngicos usuais, como azóis, vem se mostrando ineficiente e diversos estudos descrevem a diminuição da sensibilidade de espécies de Candida a estes fármacos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial antifúngico de compostos isolados de plantas frente a seis cepas de C. albicans com vistas ao tratamento de CVV. Para isto, foram utilizadas duas amostras padrão de Candida albicans ATCC 10231 e ATCC 14053 e 5 amostras clínicas isoladas de pacientes com quadro clinico de CVV. Foram testados dois compostos isolados de plantas, a curcumina - composto polifenólico curcuminoide e a umbeliferona - cumarina. Para os ensaios in vitro, foi feita a determinação da Concentração inibitória mínima (CIM) pela técnica de microdiluição em caldo, bem como a determinação da Concentração fungicida mínima (CFM), pela técnica de microdiluição em ágar. Os compostos Curcumina e Umbeliferona foram testados em concentrações que variaram 4000μg/mL a 7,8μg/mL. Cetoconazol foi utilizado como controle positivo e etanol e dimetilsilfóxido, foram os controles negativos. Curcumina apresentou CIM de 500μg/mL frente a amostra padrão de C. albicans ATCC 10231, bem como CIM de 1000μg/mL frente a três amostras clínicas de C. albicans. Sabe-se que a curcumina tem exibido propriedades antifúngicas contra cepas de Candida, há relatos de estudos com resultados semelhantes aos encontrado no presente trabalho, sendo considerado que a curcumina exibiu propriedades antifúngicas contra uma cepa padrão de Candida albicans. Tendo em vista a resistencia existente atualmente, espera-se encontrar um promissor composto com propriedade antifúngica para o tratamento de infecções causadas por C. albicans.

Resumo:

Palavras-chave: Candida albicans, atividade antifúngica, Curcumina, Umbeliferona,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0088

Referências bibliográficas
Como citar:

Andrade, Jessica Tauany; Morais, Sarah Elisa de; Araújo, Marcelo Gonzaga de Freitas; Ferreira, Jaqueline Maria Siqueira; "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE COMPOSTOS ISOLADOS DE PLANTAS FRENTE A ESPÉCIES DE C. albicans", p. 85-86 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0088

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações