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AVALIAÇÃO DO DESCONFORTO TÉRMICO LOCAL EM CABINE DE AERONAVE COM INSUFLAMENTO DE AR PELO TETO E PELO PISO

Silva, Evandro Souza da ; Junior, Douglas Fabichak ; Tribess, Arlindo ;

Artigo Completo:

O sistema de ventilação é um dos mais importantes componentes do sistema de controle ambiental na correta distribuição do ar tratado para prover condições de saúde e de conforto em cabines. O sistema de ventilação por mistura (MV), utilizado atualmente em cabines de aeronaves, não tem propiciado condições adequadas de conforto térmico e pode, devido às suas características de mistura, propagar rapidamente doenças infecciosas na cabine. Sistemas de ventilação utilizados em ambientes de edificações, como o sistema de distribuição de ar por deslocamento (DV) e o sistema de distribuição de ar pelo piso (UFAD) e variantes destes sistemas, estão começando a ser propostos também para aeronaves. No presente trabalho foi realizado estudo comparativo do desconforto térmico local em cabine de aeronave com sistema de ventilação pelo teto (MV) e pelo piso (UFAD). Os ensaios foram realizados em mock-up de cabine de aeronave com 12 lugares. As pessoas foram simuladas utilizando manequins aquecidos. Foram levantados perfis de velocidade e de temperatura do ar e analisado ocorrência de estratificação de temperatura e risco de desconforto devido a correntes de ar. Os resultados mostraram a ocorrência de pequena estratificação de temperatura no sistema UFAD, mas sem grande impacto no risco de correntes de ar. Os resultados mostraram ainda que a utilização do sistema de insuflamento pelo piso, UFAD, em cabines de aeronaves é promissor. Uma possível alternativa para melhorar as condições de conforto com o sistema UFAD seria a realização de insuflamento misto do ar, parte pelo piso e parte pelo teto, com exaustão lateral do ar, que ainda precisa ser estudada.

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Palavras-chave: desconforto térmico local, correntes de ar, insuflamento pelo piso, aeronaves,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP85

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Como citar:

Silva, Evandro Souza da; Junior, Douglas Fabichak; Tribess, Arlindo; "AVALIAÇÃO DO DESCONFORTO TÉRMICO LOCAL EM CABINE DE AERONAVE COM INSUFLAMENTO DE AR PELO TETO E PELO PISO", p. 602-614 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP85

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