Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Avaliação do crescimento celular e da produção de β-galactosidase obtida por Kluyveromyces marxianus CBS 6556 a partir de substratos alternativos

Coelho, Gustavo Elicker ; Vignoto, Sarah ; Schneider, Andrea L. dos Santos ;

Resumo:

A deficiência parcial ou total em digerir completamente a lactose (dissacarídeo presente no leite de baixo poder adoçante) atinge cerca de ¾ da população mundial. Para reduzir os problemas gerados no uso de produtos derivados do leite, as β-galactosidases (lactases) tem tido grande interesse comercial por hidrolisar a lactose em seus monossacarídeos constituintes, glicose e galactose. Assim, as β-galactosidases podem ser produzidas a partir do cultivo de microrganismos como a levedura Kluyveromyces marxianus e ainda, com substratos alternativos como o soro de queijo. O cultivo ocorreu em biorreator (B-Braun), na temperatura de 30°C e agitação de 150 rpm por 48 h. Utilizou-se um planejamento fatorial 2² para verificar a influência do uso de soro de queijo e glicerol sobre o crescimento celular e à produção de lactase. A atividade da lactase foi realizada tendo ONPG como substrato. O acompanhamento do crescimento celular foi feito por turbidimetria. A densidade ótica para biomassa tendo glicerol na concentração de 20 g/L e 5g/L e soro de queijo (150mL) ambos como fonte de carbono foi igual a 10,2, enquanto que este valor diminui para 8,5 quando o volume de soro de queijo é diminuido para 75 mL, mantendo-se as mesmas concentrações de glicerol. A produção enzimática foi incrementada 40% quando o volume de soro foi aumentado de 75 mL para 150 mL, independente da concentração de glicerol. Em 30 h de cultivo, a atividade enzimática já havia estabilizado em todas as condições avaliadas. Quanto ao uso desse substrato para o crescimento celular, não foi observada diferença entre 5 g/L e 20g/L de glicerol. Da mesma forma, o glicerol não exerceu nenhum efeito sobre a produção de enzima - recaindo este efeito sobre a presenca de soro de queijo, uma vez que a enzima é totalmente induzida pela presença de lactose.

Resumo:

Palavras-chave: Lactase, Leveduras, Soro de queijo, Kluyveromyces,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22181

Referências bibliográficas
Como citar:

Coelho, Gustavo Elicker; Vignoto, Sarah; Schneider, Andrea L. dos Santos; "Avaliação do crescimento celular e da produção de β-galactosidase obtida por Kluyveromyces marxianus CBS 6556 a partir de substratos alternativos", p. 377 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22181

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações