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AVALIAÇÃO DE JOGABILIDADE EM JOGOS PARA CRIANÇAS COM DISCALCULIA: PROPOSTA DE HEURÍSTICAS

THE PLAYABILITY EVALUATION OF GAMES FOCUSING ON CHILDREN WITH DYSCALCULIA: A HEURISTIC PROPOSAL

Cezarotto, Matheus Araujo; Battaiola, André Luiz;

Artigo Completo:

A qualidade de uma interface digital é usualmente avaliada por testes de usabilidade. Nesses testes são mensurados o nívelde facilidade e acessibilidade que a interface oferece para que o usuário consiga atingir os seus objetivos com eficácia,eficiência e satisfação. Todavia, no contexto dos jogos digitais educacionais para avaliar interfaces é necessário considerartambém o elemento entretenimento, ou seja, a diversão. Isso posto, este artigo propõe heurísticas para a avaliação dajogabilidade em jogos educacionais voltados para crianças com discalculia do desenvolvimento. Essas criançasapresentam um déficit cognitivo que prejudica a aprendizagem na aritmética. Para tanto, utiliza-se de uma revisãobibliográfica acerca de heurísticas e recomendações para o design de jogos, bem como é realizado uma análise crítica dosestudos mapeados. Como resultado, são propostas 32 heurísticas para avaliar a jogabilidade e experiência do usuário emjogos digitais educacionais, em especial aqueles destinados para crianças com discalculia.

Artigo Completo:

Specialists usually evaluate interface quality through usability tests. These tests measure the level of facility and theaccessibility that the interface provides to users. In fact, the tests evaluate if users can achieve their goals withefficacy, efficient, and satisfaction. However, in the context of educational computer games, in order to evaluate agame interface specialists should consider also the entertainment (fun) aspects. Hence, this paper provides a set ofheuristics to evaluate the playability of educational computer games, specially those focusing on children withdevelopmental dyscalculia. Children with dyscalculia have a cognitive deficit that affects their normal acquisition ofarithmetic skills. In order to do so, the study comprises a literature review and a critical analysis of heuristics andrecommendations to design games. As a result, we propose 32 heuristics to evaluate the playability of educationalcomputer games, specially those focusing on children with dyscalculia.

Palavras-chave: Jogos digitais educacionais, Jogabilidade, Experiência do usuário,

Palavras-chave: Educational computer games, Playability, User experience,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0004

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Como citar:

Cezarotto, Matheus Araujo; Battaiola, André Luiz; "AVALIAÇÃO DE JOGABILIDADE EM JOGOS PARA CRIANÇAS COM DISCALCULIA: PROPOSTA DE HEURÍSTICAS", p. 30-41 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0004

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