Resumo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS NAS FOLHAS DE XYLOPIA AROMATICA

Cunha, Laís Cardoso ; Silva, Thaiany Ribeiro da ; Gomes, Izabela Natália Faria ; Menezes, Carolina Corrêa de ; Lima, Luciana Alves Rodrigues dos Santos ;

Resumo:

A Xylopia aromatica (Lam.) Mart. (Annonaceae) é uma espécie arbórea conhecida como pindaíba, pimenteira e pimenta de macaco. A mesma é encontrada naturalmente no cerrado, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Quanto ao uso medicinal, esta espécie pode estar associada à atividade antiprotozoária, especificamente sobre Trypanosoma cruzi e Leishmania, devido à presença de metabólitos secundários como alcaloides. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a presença de metabólitos secundários presentes nas folhas de Xylopia aromatica. Aproximadamente 30g de folhas de Xylopia aromatica (pimenta de macaco) foram coletadas na cidade de Divinópolis/MG, rasuradas e secadas em estufa a 40 0C por sete dias. Posteriormente 2,38g das folhas secas foram maceradas em etanol por sete dias e o extrato foi concentrado no rotavapor. O extrato etanólico foi avaliado para verificar a presença de saponinas, esteroides, terpenos, flavonoides, alcaloides, cumarinas, taninos, antraquinonas e óleos essenciais. As folhas da planta apresentaram um teor de umidade de 47,57% e o rendimento do extrato etanólico obtido por maceração foi de 14,70%. A análise por cromatografia em camada delgada para detectar a presença de compostos de óleos essenciais revelou três manchas com fatores de retenção de valores 0,32; 0,43; 0,94, respectivamente, os quais são semelhantes aos dos compostos Germacreno-D, β-ilangeno e β-cariofileno. As análises fitoquímicas ainda sugeriram a presença de flavonoides e alcaloides, que são descritos como os metabólitos secundários responsáveis pela ação terapêutica desta espécie.

Resumo:

Palavras-chave: Xylopia aromatica, metabólitos secundários, análises fitoquímicas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0092

Referências bibliográficas
Como citar:

Cunha, Laís Cardoso; Silva, Thaiany Ribeiro da; Gomes, Izabela Natália Faria; Menezes, Carolina Corrêa de; Lima, Luciana Alves Rodrigues dos Santos; "AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS NAS FOLHAS DE XYLOPIA AROMATICA", p. 59 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0092

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações