Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIADA TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO DE ADJUVANTE NA SECAGEM POR ATOMIZAÇÃO DA FOLHA DE MARACUJÁ DOCE (PASSIFLORA ALATA CURTIS)

EVALUATION OF THE TEMPERATURE INFLUENCE AND ADJUVANT CONCENTRATION IN THE DRYING BY THE ATOMIZATION OF THE LEAF OF SWEET PASSION FRUIT (PASSIFLORA ALATA CURTIS)

CAMPOS, PRISCILLA SILVA ; DIAS, TELMA PORCINA VILAS BOAS ; RODRIGUES, ISIS DE OLIVEIRA ; SOUZA, GRAZIELE JOICE ROBERTA DE ; OLIVEIRA, LETíCIA FERNANDES DE ; , ;

Artigo:

A busca por produtos de melhor qualidade e livres de traços de solventes, além da preocupação com os riscos ambientais, tem levado à pesquisa de processos alternativos de secagem, mais limpos e sustentáveis. Processos de secagem por atomização são uma excelente alternativa para a secagem de alimentos com alto valor agregado, pois, através da microencapsulação, preservam as características sensoriais, nutricionais e vida útil do produto. O presente trabalho avaliou a influência da temperatura (111 a 170º C) e concentração de adjuvante (Aerosil, 21,44 a 51,55%) na microencapsulação por spray-drying dos compostos bioativos das folhas de Passiflora alata Curtis, mais conhecida como maracujá doce, buscando uma maior preservação desses compostos. Após a secagem por atomização as partículas encapsuladas foram caracterizadas quanto à higroscopicidade, solubilidade, densidade, teor de compostos fenólicos, carotenoides, flavonoides e rendimento da secagem. No pó atomizado das folhas de maracujá doce obtivemos maior rendimento, 80,47%, numa temperatura de 162º C e concentração de adjuvante de 25%. Um ponto ótimo de secagem da folha de maracujá doce seria a uma temperatura de 165ºC e 20% de Aerosil, para se obtiver um pó com maior teor de compostos fenólicos e a alta solubilidade.

Artigo:

Palavras-chave: AEROSIL, MICROENCAPSULAçãO, SPRAY-DRYING,

Palavras-chave: MICROENCAPSULATION, AEROSIL, SPRAY-DRYING,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA47

Referências bibliográficas
Como citar:

CAMPOS, PRISCILLA SILVA; DIAS, TELMA PORCINA VILAS BOAS; RODRIGUES, ISIS DE OLIVEIRA; SOUZA, GRAZIELE JOICE ROBERTA DE; OLIVEIRA, LETíCIA FERNANDES DE; , ; "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIADA TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO DE ADJUVANTE NA SECAGEM POR ATOMIZAÇÃO DA FOLHA DE MARACUJÁ DOCE (PASSIFLORA ALATA CURTIS)", p. 1995-2001 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações