Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Atividade antifúngica do extrato do isolado JUANT028 no controle dos fitopatógenos Botryosphaeria rhodina e Sclerotinia sclerotiorum

Shiraishi, Igor Shoiti ; Oliveira, Wellington Luiz de ; Barbosa, Aneli M. ; Daniel, Juliana Feijó de Souza ;

Resumo:

Os fungos produzem metabólitos que podem inibir outros micro-organismos. Essas substâncias químicas possuem importante potencial de aplicação no controle biológico de pragas e doenças de plantas, representando uma alternativa ao controle químico. O fungo JUANT028 foi isolado de lagarta Anticarsia gemmatalis e neste trabalho seu extrato foi avaliado quanto ao potencial de inibição dos fitopatógenos Botryosphaeria rhodina, causador de resinoses em plantas, e Sclerotinia sclerotiorum, agente causal do mofo branco. Hifas de 7 dias do isolado JUANT028 foram inoculadas em 25 frascos de Erlenmeyer que continham meio sólido de arroz, mantidos à temperatura ambiente, por 20 dias. Posteriormente os cultivos foram macerados, e os metabólitos extraídos com metanol. O solvente foi evaporado e concentrações deste extrato (1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 mg/placa) foram adicionados em 20 mL de meio de BDA e plaqueados em triplicatas. Círculos (d=0,7 cm) de B. rhodina e S. sclerotiorum foram transferidas para o centro das placas em substituição a um círculo central, 28ºC, por 3 e 11 dias, respectivamente. Concomitantemente, foram preparadas placas controle (sem extrato), e outras contendo fungicida Fluazinam (5 ppm). A inibição foi calculada pela média dos diâmetros das colônias dos fungos: (controle – tratamento) / controle. Foi obtido 15g de extrato seco. A taxa de inibição de B. rhodina foi 14,3% para a maior concentração avaliada (4,5 mg/placa) e 33,1% para o Fluazinam. A inibição do S. slerotiorum foi entre 39,9 e 52,4%, valores estes superiores à obtida com o fungicida (36,1%). A capacidade de inibição demonstrada é atribuída à presença de metabólitos fúngicos presentes no extrato do isolado JUANT028. O extrato do JUANT028 demostrou expressiva inibição do crescimento do S. sclerotiorum, incentivando o isolamento e caracterização estrutural das substâncias ativas nele presentes, bem como futura aplicação em campo para controle do mofo branco.

Resumo:

Palavras-chave: metabólitos, controle biológico, atividade antifúngica, fitopatógeno,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22039

Referências bibliográficas
Como citar:

Shiraishi, Igor Shoiti; Oliveira, Wellington Luiz de; Barbosa, Aneli M.; Daniel, Juliana Feijó de Souza; "Atividade antifúngica do extrato do isolado JUANT028 no controle dos fitopatógenos Botryosphaeria rhodina e Sclerotinia sclerotiorum", p. 338 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22039

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações