Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Associação entre o Polimorfismo G-174C no Gene IL6 e Câncer de Boca

Costa, Juvenal Lourenço da ; Paulino, João Antônio Marques ; Furtado, Denise Rosa ; Guembarovski, Roberta Losi ; Poli-Frederico, Regina Célia ;

Resumo:

O câncer de boca é uma doença de comportamento agressivo decorrente do acúmulo de alterações em genes relacionados à proliferação celular e reparo a danos no DNA. Estudos demonstram que polimorfismos nos genes das citocinas estão envolvidos na patogênese de várias doenças humanas neoplásicas. O polimorfismo no gene IL6 parece estar envolvido com o alto risco de câncer de boca. Assim este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre o polimorfismo no gene IL6 174 C> G e o câncer de boca. Para tanto, o DNA foi obtido a partir de leucócitos do sangue periférico e de tecido tumoral. A genotipagem foi realizada por meio da técnica PCR-RFLP. Foram avaliados 282 pacientes com idade média de 65 ± 8.5, sendo a maioria do sexo masculino (56%) e sem a presença de câncer de boca (67,5%). 32,5% dos indivíduos analisados apresentavam câncer de boca envolvendo estruturas como língua, trígono retromolar, mucosa, soalho, palato e orofaringe. Foi encontrada associação estatisticamente significativa (p< 0.01) entre a frequência genotípica para o gene IL6 e a presença de câncer de boca. 56% dos indivíduos que apresentavam o genótipo GG não tinham câncer de boca, 87% dos que abrigavam o genótipo CC apresentavam a neoplasia. Este polimorfismo genético, diretamente ligado aos níveis de expressão da citocina, parece influenciar a progressão tumoral, sendo o alelo C um possível marcador da suscetibilidade individual para o desenvolvimento de câncer de boca.

Resumo:

Palavras-chave: Polimorfismo genético, câncer de boca, interleucina 6,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22124

Referências bibliográficas
Como citar:

Costa, Juvenal Lourenço da; Paulino, João Antônio Marques; Furtado, Denise Rosa; Guembarovski, Roberta Losi; Poli-Frederico, Regina Célia; "Associação entre o Polimorfismo G-174C no Gene IL6 e Câncer de Boca", p. 361 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22124

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações