Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Aprendizado na Prática: Adquirindo Feedbacks de Usuários em um Ambiente Educacional
Learning by Doing: Gaining User Feedback in an Educational Environment
Santos, Marina C. ; Oliveira, Guto K. ;
CIDI 2025:
Receber feedbacks é uma etapa importante no processo de desenvolvimento de software, pois trata-se do momento de validar hipóteses com usuários reais. No mercado, essa prática é utilizada por empresas e institutos de pesquisa para melhorar seus produtos. Porém, ao adentrar o cenário educacional, testes com usuários e abordagens para a validação se tornam mais onerosos, devido a variáveis como custo e falta de experiência por parte dos alunos. Esta pesquisa, apresenta um experimento no qual estudantes da graduação foram a campo testar produtos digitais com usuários, os resultados obtidos e como a inclusão do design participativo e abordagens de baixo custo podem engajar estudantes a aprenderem sobre seus produtos na prática.
CIDI 2025:
Receiving feedback is an important step in the software development process, as it is the moment to validate hypotheses with real users. In the market, this practice is used by companies and research institutes to improve their products. However, when entering the educational scenario, user testing and validation approaches become more expensive, due to variables such as cost and lack of experience on the part of students. This research presents an experiment in which undergraduate students went into the field to test digital products with users, the results obtained and how the inclusion of participatory design and low-cost approaches can engage students to learn about their products in practice.
Palavras-chave: design participativo, design na educação, pesquisa com usuário,
Palavras-chave: participatory design, design in education, user research,
DOI: 10.5151/cidi2025-1089120
Referências bibliográficas
- [1] Barbosa, S., & Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.
- [2] Henriques, C., Pilar, D., & Ignácio, E. (2022). UX Research com sotaque brasileiro: ou sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado. Casa do Código.
- [3] Kawakami, G. (2021) Teste de guerrilha: recebendo feedbacks de forma rápida e de baixo custo. Disponível em:
- [4] Krug, S. (2014). Não me faça pensar: atualizado. Uma Abordagem de Bom Senso à Usabilidade na Web.
- [5] Leifer, L., Lewrick, M., & Link, P. (2019). A Jornada do Design Thinking. Ed. Alta Books.
- [6] Moreira, M. (2018). Teste de Guerrilha: como e quando vale a pena usá-lo? Disponível em:
- [7] Moran, K. (2020). Custos de Testes de Usabilidade Remoto: Moderados vc Não Moderados. Disponível em:
- [8] Moran, K. (2019). Usability (User) Testing 101. Disponível em:
- [9] Nielsen, J. (1994) Severity Ratings for Usability Problems. Disponível em:
- [10] Ploughman, J. (2015). Guerilla testing content - it makes it better. Disponível em:
- [11] Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Design de interação. Bookman Editora.
- [12] Silva, N. (2012). Abordagens participativas para o design: metodologias e plataformas sociotécnicas como suporte ao design interdisciplinar e aberto à participação. 20 67 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
- [13] Vianna, M. (2012). Design thinking: inovação em negócios. Design Thinking.
- [14] Volpato, E. (2016). Pesquisa: testes de usabilidade no Brasil. Disponível em:
Como citar:
Santos, Marina C.; Oliveira, Guto K.; "Aprendizado na Prática: Adquirindo Feedbacks de Usuários em um Ambiente Educacional", p. 485-498 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1089120
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações