CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise do uso de cores no design de jogos digitais infantis para o estudo de matemática

Analysis of the colors use in the children's digital games design for the study of mathematics

Teodósio, Annamaria Laurentino ; Pereira, Carla ;

CIDI 2025:

Visando à otimização da informação visual em jogos educativos,este artigo apresenta uma análise do uso das cores em uma amostra de 24 jogos digitais infantis para o estudo de matemática. A pesquisaseguiu quatro etapas: (1) revisão bibliográfica, (2) seleção do corpus de análise, (3) análise qualitativa e quantitativa, e (4) interpretação dos dados. Apoiando-se no método de Percurso Cognitivo e utilizando a ferramenta de análise elaborada por Menezes e Pereira (2017), o estudo identificou ocorrências de todas as dez funções da cor previstas na ferramenta de análise, observando usos adequados e inadequados da cor.

CIDI 2025:

Aiming at the visual information optimization in educational games, this article presents an analysis of the colors use in a sample of 24 children's digital games for the study of mathematics. The research followed four stages: (1) literature review, (2) selection of the corpus of analysis, (3) qualitative and quantitative analysis, and (4) interpretation of the data. Based on the Cognitive Pathway method and using the analysis tool developed by Menezes and Pereira (2017), the study identified occurrences of all ten color functions predicted in the analysis tool, observing appropriate and inappropriate uses of color.

Palavras-chave: cor, artefatos digitais, jogos educativos, design da informação,

Palavras-chave: color, digital artifacts, educational games, information design,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091570

Referências bibliográficas
  • [1] Almeida, M. E. B. (2003). Tecnologia e educação à distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29 (2), 327-340. Ambrose, G., & Harris, P. (2009). Cor. Porto Alegre: Bookman.
  • [2] Best, J. (Ed.) (2017). Colour design: theories and applications. Woodhead Publishing. Bonnardel, N., Piolat, A., & Le Bigot, L. (2011). The impact of colour on Website appeal and users’ cognitive processes. Displays, 32 (2), 69-80.
  • [3] Choudhury, A. K. R. (2014). Principles of colour and appearance measurement: Visual measurement of colour, colour comparison and management. Woodhead Publishing. Dzulkifli, M. A., & Mustafar, M. F. (2013). The influence of colour on memory performance: A review. The Malaysian Journal of Medical Sciences, 20 (2)
  • [4] Ebner, M., Holzinger, A., & Maurer, H. (2007). Web 2.0 technology: Future interfaces for technology enhanced learning. Proceedings of the 4th international conference on Universal access in human-computer interaction: applications and services, Part III Springer Berlin Heidelberg, 559-568.
  • [5] Fantin, M. (2018). Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital, 20 (1) 66-80. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.864754 Farley, F. H., & Grant, A. P. (1976). Arousal and cognition: Memory for color versus black and white multimedia presentation. 94 (1), 147-150.
  • [6] Guimarães, L. (2004) A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Annablume.
  • [7] Heller, E. (2013). A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: G. Gili.
  • [8] Kulpa, C. C., Pinheiro, E. T., & Silva, R. P. (2011). A influência das cores na usabilidade de interfaces através do design centrado no comportamento cultural do usuário. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 1 (1) 119-136.
  • [9] Lidwell, W., Holden, K., & Butler, J. (2010). Princípios universais do design. Porto Alegre: Bookman.
  • [10] Menezes, H. F., & Pereira, C. P. A. (2017). Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, 14 (3) 321-339.
  • [11] Meyer, A. I. S. (2022). Ambientes virtuais de aprendizagem: conceitos e características. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, 1(12).
  • [12] Ministério da Educação. (2020). Relatório Brasil no PISA 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao _basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf.
  • [13] Paiva, V. M. D. O. (2010). Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, 26, 353-370.
  • [14] Pedrosa, T. M. C. (2007). Significado e significante da cor no processo informacional: estudo aplicado na construção de interfaces digitais para a web [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal da Bahia, Brasil.
  • [15] Pereira, C. P. A. (2000). A cor no desenho industrial: fundamentos para o projeto cromático de produtos [Dissertação de mestrado não publicada]. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, Brasil.
  • [16] Piaget, J. (1978). Introducción a la epistemologia genética: el pensamiento matemático. Buenos Aires: Paidós.
  • [17] Prediger, J., Berwanger, L., & Mörs, M. F. (2013). Relação entre aluno e matemática: Reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista
  • [18] Destaques Acadêmicos, 1 (4).
  • [19] Ribeiro, E. N., Mendonça, G. A. A., & Mendonça, A. F. (2007). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. Anais do 13º Congresso Internacional de Educação a Distância.
  • [20] Rolim, A. A. M., Guerra, S. S. F., Tassigny, M. M. (2008). Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, 23 (2) 176-180.
  • [21] Ruiz, A. R. (2002). A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais. Ciência & Educação, 8 (2), 217-225.
  • [22] Santos, A. M. (2018). Sítios educativos de apoio à aprendizagem no ensino primário e secundário em Portugal: um estudo de desempenho e de usabilidade [Tese de doutorado não publicada). Universidad de Salamanca.
  • [23] Shieh, K., & Lin, C. (2000). Efeitos do tipo de tela, iluminação ambiente e combinação de cores no desempenho visual do vdt e na preferência subjetiva. Jornal Internacional de Ergonomia Industrial, 26, 527-536.
  • [24] Shneiderman, B., et al. (2016). Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. Pearson.
  • [25] Silva, F. M. (2013). Cor e inclusividade: um projeto de design de comunicação visual com idosos. Caleidoscópio.
  • [26] Silveira, L. M. (2015). Introdução à teoria da cor. UTFPR Editora.
  • [27] Tufte, E. R. (2011). Envisioning information. 13. ed. Connecticut: Graphic Press.
Como citar:

Teodósio, Annamaria Laurentino; Pereira, Carla; "Análise do uso de cores no design de jogos digitais infantis para o estudo de matemática", p. 257-270 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091570

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações