Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO EFEITO DA VELOCIDADE NO ESCOAMENTO BIFÁSICO EM DUTOS CURVADOS COM VAZAMENTO

SARMENTO, L. R. B. ; PEREIRA FILHO, G. H. S. ; BARBOSA, E. S. ; FARIAS NETO, S. R. de ; LIMA, A. B. de ;

Artigo:

O transporte de petróleo e seus derivados é realizado, na maioria das situações, por meio de dutos interligando os poços de produção em terra, plataformas, refinarias, terminais marítimos e os centros de estocagem. Grandes investimentos têm sido realizados no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de fluidos em dutos, visando o aumento do nível de segurança e eficiência de operação Apesar de ser considerado o meio mais econômico de transporte quando comparado às vias ferroviária, marítima e rodoviária, a operação com dutos está sujeita a falhas, ocasionadas pela ação dos agentes presentes na natureza que podem propiciar a deterioração de parte da tubulação, caso não sejam tomadas ações preventivas, tornando as instalações susceptíveis a acidentes operacionais. Sendo assim, o vazamento de um fluido ao meio externo figura como um dos problemas mais sérios na indústria de petróleo, acarretando prejuízos ecológicos e financeiros. O vazamento pode apresentar diversas manifestações de sinais característicos, variação da queda de pressão na posição do vazamento, entre outros parâmetros. As técnicas de detecção de vazamentos disponíveis vão desde a observação visual até a modelagem matemática através de técnicas computacionais. Neste sentido, o presente trabalho propõe investigar numericamente o escoamento bifásico, de uma corrente de óleo, contendo água, em oleodutos com conexões curvadas na presença de vazamentos. Todas as simulações foram realizadas utilizando o pacote comercial Ansys CFX adotando o modelo de partícula para descrever o escoamento bifásico óleo-água e adotando o modelo de turbulência SST em regime transiente. Os resultados das simulações demonstraram que a velocidade de entrada da mistura multifásica exerce influência sobre a queda de pressão no duto na presença do vazamento, onde percebeu-se a existência de uma relação direta entre o aumento da velocidade e a queda de pressão no duto devido ao vazamento.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1228-20387-170060

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, F. G. Utilização de Redes Neurais Artificiais para Detecção de Padrões de Vazamentos em Oleodutos. 2010. 95 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, 2010.
  • [2] Área temática: Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados 7 AZEVEDO, F. M. Proposta de Algoritmo para Detecção de Vazamentos em Oleodutos Utilizando Análise Frequencial de Sinais de Pressão. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia, Natal, RN, 2009.
  • [3] BEZERRA, B. A. F. Detecção de vazamentos em tubulações de gás pelo método de transitório de pressão utilizando CLP e sensores. 2008. 77 f. Monografia. (Especialização em Engenharia de Instrumentação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2008.
  • [4] COLOMBAROLI, P. L. S. Sistema de Detecção de Vazamento em Dutos de Petróleo. Universidade Federal de Itajubá, Itajubá. Disponível em: Andlt;www.anp.gov.br/site/extras/prh/docs/ANP_10anos/PRH_16.pdfAndgt; Acesso em: 24 fev. 2010.
  • [5] COLOMBO, A. F., KARNEY, B. W. Energy and Costs of Leaks: Toward a Comprehensive Picture. Journal of Water Resources Planning and Management, ASCE, vol. 128, n. 6, p. 441-450, 2002.
  • [6] BEN-MANSOUR, R., HABIB, M. A., KHALIFA, A., YOUCEF-TOUMI, K., CHATZIGEORGIOU, G., Computacional Fluid Dynamic Simulation of Small Leaks in Water Pipelines. Computers Andamp; Fluids, 2012 . SOUSA, E. O. Detecção de Vazamento em Tubulações Através do Método Acústico e da Análise de Transiente de Pressão. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP, 2007.
Como citar:

SARMENTO, L. R. B.; PEREIRA FILHO, G. H. S. ; BARBOSA, E. S.; FARIAS NETO, S. R. de ; LIMA, A. B. de; "ANÁLISE DO EFEITO DA VELOCIDADE NO ESCOAMENTO BIFÁSICO EM DUTOS CURVADOS COM VAZAMENTO", p. 5783-5790 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1228-20387-170060

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações