Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completeo - Open Access.

Idioma principal

Análise do diferencial de uma linha ecológica de produtos para utilidades domésticas

Selau, Luiza Grazziotin ; Parenza, Sabrina ; Gasperi, Daiane de ;

Artigo completeo:

O presente artigo tem como objetivo verificar o diferencial de sustentabilidade proposto por uma linha de produtos denominada Ecológica, de uma empresa de utilidades domésticas em plásticos, situada em Caxias do Sul - RS. Tal análise visa ressaltar a importância do design sustentável e a necessidade do envolvimento do designer em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Utilizou-se de questionário para analisar quais os pontos no ciclo de vida dos produtos da linha Ecológica são realmente diferentes dos produtos das outras linhas da mesma empresa, e qual o grau de sustentabilidade que esta linha carrega em seus produtos além do nome. Percebeu-se que mesmo com alguns procedimentos de produção que diferenciam a linha das outras, muito mais poderia ser feito para que ela de fato fosse ecológica, porém é possível compreender que nem sempre é simples para a empresa alterar todo seu processo produtivo. Desta forma, conclui-se que a empresa realiza o que está ao seu alcance para que a linha se destaque e tenha menor impacto e maior coerência com sua divulgação e diferencial ecológico.

Artigo completeo:

Palavras-chave: Design, Sustentabilidade, Ecodesign, Ciclo de vida,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-2.2.032

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo: E. Blucher, 2008. 273 p.
  • [2] DE MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [3] FUAD-LUKE, A. Manual de Diseño Ecológico. Londres: Editorial Cartago S.L., Thames & Hudson Ltda., 2002.
  • [4] KAZAZIAN, T. (org.) Design e desenvolvimento sustentável Haverá a idade das coisas leves. Trad. Eric Roland Rene Heneault. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
  • [5] LAWSON, B. How Designers Think: The Design Process Demystified. Londres: Routledge, 2006. MANZINI, E.; VEZZOLI , C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
  • [6] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas organizações colaborativas e novas redes projetuais. Trad. Carla Cipolla. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v. 1) Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [7] MARGOLIN, V.; MARGOLIN, S. Um “modelo social” de design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, Julho-Dezembro/2004.
  • [8] PAPANEK, V. Arquitectura e Design. Ecologia e Ética. Lisboa: Edições 70, 1995.
  • [9] RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. 4ªed. São Paulo: Edições Loyola, 200146p.
  • [10] VEZZOLI, C. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de "sistemas de satisfação". Salvador: EDUFBA, 20
Como citar:

Selau, Luiza Grazziotin; Parenza, Sabrina; Gasperi, Daiane de; "Análise do diferencial de uma linha ecológica de produtos para utilidades domésticas", p. 349-357 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-2.2.032

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações