Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Análise discursivo-visual da cor rosa: ficções de gênero entre Três Espiãs Demais (2001) e Steven Universo (2013)
Discursive-visual analysis of the color pink: gender fictions between Totally Spies! (2001) and Steven Universe (2013)
Carvalho, Wilton ; Cavalcanti, André ; Mendes, Tatyana ; Cadena, Renata ; Ranoya, Guilherme ;
CIDI 2025:
Investigação sobre flutuações discursivas em torno do signo cromático rosa a partir de animações veiculadas em décadas distintas: Três Espiãs Demais! (2001) e Steven Universo (2013). Esses dois produtos são aqui compreendidos enquanto projetos informacionais, na medida em que são configurados no intuito de comunicar, através da linguagem gráfica, mensagens e valores para um público desejado. Adota como perspectiva a abordagem foucaultiana, que centraliza as pequenas disputas, os deslizes das práticas irrelevantes e a constituição de formas de viver que reivindicam a si o status de universal, enquanto meios de reflexão entre visualidade e verdade.
CIDI 2025:
Investigation into discursive fluctuations around the chromatic sign pink based on animations broadcast in different decades, Totally Spies! (2001) and Steven Universe (2013). These two products are understood here as informational projects, insofar as they are designed to communicate, through graphic language, messages and values to a desired audience. It adopts the foucaultian approach as its perspective, which focuses on minor disputes,slips of irrelevant practices and the constitution of ways of living that claim universal status, as means of reflection between visuality and truth.
Palavras-chave: cor, design da informação, análise discursiva, identidade de gênero, rosa,
Palavras-chave: color, Information design, discursive analysis, gender identity, pink,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091769
Referências bibliográficas
- [1] Altmayer, G. (2016). Tropicuir: (Re)existências políticas nas ações performáticas de corpos transviados no Rio de Janeiro [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro].
- [2] Banet-Weiser, S. (2012). Authentic™: The politics of ambivalence in a brand culture. NYU Press.
- [3] Batchelor, D. (2007). Cromofobia. Senac São Paulo.
- [4] Beccari, M. (2023). Estudos discursivos em design: Fundamentos teóricos. In D. B. Portugal, L. M. Kussler, & W. Hagge (Orgs.), Quando fazer é pensar: Conectando design e filosofia (livro eletrônico). PPDESDI.
- [5] Byrne, R. (2006). Consuming codes: Gender, class, and fashion in postwar America. Cambridge Press.
- [6] Entertainment Weekly. (2015, June 15). Steven Universe’ creator on growing up, gender politics, her brother. https://ew.com/article/2015/06/15/steven-universe-creator-growing-gender-politics-her-brothe r/
- [7] Fandom. (2024). Steven Universe Wiki: Sobre Steven Universe. https://stevenuniverso.fandom.com/pt-br/wiki/Steven_Universo_Wiki
- [8] Fischer, L. (2001). Feminist theory and the study of popular culture. Routledge.
- [9] Foucault, M. (2008). Arqueologia do saber (L. F. B. Neves, Trad., 7ª ed.). Forense Universitária.
- [10] Foucault, M. (2015). A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970. Folha de S. Paulo.
- [11] GLOBO Esporte. (2023, julho 20). Hi, Barbie? Inter Miami, Palermo, Cerezo Ozaka… Veja clubes que utilizam o rosa como cor principal.
- [12] GRISARD, Dominique. “Real Men Wear Pink”? A Gender History of Color. In: BLASZCZYK, Regina Lee; SPIEKERMANN, Uwe. Bright Modernity Color, Commerce, anda Consumer Culture. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2027, pp. 77-96.
- [13] Guedes, L., & colaboradores. (2009). Gênero e televisão: Cores, estereótipos e representações culturais. Revista Brasileira de Comunicação.
- [14] Kitch, C. (2001). The girl on the magazine cover: The origins of visual stereotypes in American mass media. University of North Carolina Press.
- [15] Lima, B. L. C., & Emanuel, B. (2022, maio). Comunicação visual e significados: Uma análise dos elementos visuais do desenho animado Steven Universo. In Anais do Congresso Intercom Sudeste 2022.
- [16] Paoletti, J. B. (2012). Pink and blue: Telling the boys from the girls in America. Indiana University Press.
- [17] Piscitelli, A. (2009). Gênero: A história de um conceito. In H. B. de Almeida & J. Szwako (Orgs.), Diferenças e igualdades (pp. 116–148). Editora UNESP.
- [18] Scott, J. W. (1999). Gender and the politics of history. Columbia University Press.
- [19] Steven Universe. (n.d.). We need to talk [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=EmDbkqb8JoE
- [20] Waechter, H. (2016). Alternativas epistemológicas para o design da informação: A forma enquanto conteúdo. Revista Brasileira de Design da Informação, 13(2), 107–118.
Como citar:
Carvalho, Wilton; Cavalcanti, André; Mendes, Tatyana; Cadena, Renata; Ranoya, Guilherme; "Análise discursivo-visual da cor rosa: ficções de gênero entre Três Espiãs Demais (2001) e Steven Universo (2013)", p. 369-381 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091769
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações