Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise de mecânicas de jogos e tendências gráficas na representação de jogos de procedimentos médicos, visando o estímulo e motivação para o aprendizado

Analysis of game mechanics and graphical trends in the representation of games of medical procedures, aiming at the stimulus and motivation for learning

Munhoz, Daniella Rosito Michelena; Mazza, Larissa Ugaya; Taguchi, Marcelo Satoshi; Spinillo, Carla Galvão; Fadel, Luciane; Oliveira, Ana Emília Figueiredo de; Haddad, Ana Estela; Rabêlo Júnior, Dilson José Lins; Rodrigues, Alan Palomero Machado Goes;

Artigo completo:

Diante do potencial de utilizar sistemas de jogo no ensino, tem início um projeto para o desenvolvimento de um jogo sério de simulação de casos clínicos em uma parceria entre a UFPR, UNA-SUS/UFMA e USP. A primeira fase deste projeto consiste na análise de jogos que lidam com procedimento médicos. Para essa análise foi elaborado um modelo baseado no protocolo de Munhoz (2018) para jogos cooperativos e adaptado para jogos de saúde. A amostra foi coletada por conveniência por 3 fontes diferente (sites de jogos online, plataformas de compra de jogos e sites de recomendação de jogo) e totalizou em 10 jogos, todos com o tema medicina, sendo, 8 para entretenimento e 2 para aprendizagem. Os resultados mostraram características dos jogos encontrados no mercado no sentido de abrir possibilidades para desenvolver sistemas de jogos a partir das lacunas observadas.

Artigo completo:

Faced with the potential of using gaming systems in education, a project for the development of a serious simulation game of clinical cases in a partnership between UFPR, UNA-SUS / UFMA and USP is beginning. The first phase of this project consists of analyzing games that deal with medical procedure. For this analysis, a model based on the Munhoz protocol (2018) was developed for cooperative games and adapted for health games. The sample was collected for convenience by 3 different sources (online gaming sites, gaming platforms and game recommendation sites) and totaled 10 games, all with the theme medicine, 8 for entertainment and 2 for learning. The results showed that characteristics of the games found on the market opening the possibility of developing game systems from the gaps observed.

Palavras-chave: design de jogos, jogos para a saúde, jogos para a educação, jogos sérios,

Palavras-chave: game design, games for health, games for education, serious games,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0177

Referências bibliográficas
  • [1] Barnes, S., & Prescott, J. (2018). Empirical evidence for the outcomes of therapeutic video games for adolescents with anxiety disorders: systematic review. JMIR serious games, 6(1), e3.
  • [2] Betrancourt, M. (2005). The animation and interactivity principles in multimedia learning. The Cambridge handbook of multimedia learning, 287-296.
  • [3] Brathwaite, B., & Schreiber, I. (2009). Challenges for game designers. Nelson Education.
  • [4] Castel, A. D., Qasmieh, S., Greenberg, D., Ellenberger, N., Howell, T. H., Griffith, C., ... & Rakhmanina, N. (2018). Digital gaming to improve adherence among adolescents and young adults living with HIV: mixed-methods study to test feasibility and acceptability. JMIR serious games, 6(4), e10213.
  • [5] Csikszentmihalyi, M. (1990). Flow: The psychology of optimal experience. New York: Harper & Row.
  • [6] Dormans, J. (2012). Engineering emergence: applied theory for game design. Universiteit van Amsterdam [Host].
  • [7] Garris, R., Ahlers, R., & Driskell, J. E. (2002). Games, motivation, and learning: A research and practice model. Simulation & gaming, 33(4), 441-46
  • [8] Hunicke, R., LeBlanc, M., & Zubek, R. (2004, July). MDA: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI (Vol. 4, No. 1, p. 1722).
  • [9] Munhoz, Daniella R. M. (2018). Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas: uma abordagem histórico-cultural. Tese (Doutorado em Design) – Setor de Artes, Design e Comunicação, Universidade Federal do Paraná.
  • [10] Michael, D. R., & Chen, S. L. (2005). Serious games: Games that educate, train, and inform. Muska & Lipman/Premier-Trade.
  • [11] Rodriguez, H. (2006). The playful and the serious: An approximation to Huizinga's Homo Ludens. Game Studies, 6(1), 1604-7982.
  • [12] Salen, K., Tekinbaş, K. S., & Zimmerman, E. (2004). Rules of play: Game design fundamentals. MIT press.
  • [13] Susi, T., Johannesson, M., & Backlund, P. (2007). Serious games: An overview.
  • [14] UNA-SUS/UFMA Site http://www.unasus.ufma.br/site/una-sus-ufma/sobre Acessado pela última vez no dia 07/07/2019, 15:45.
  • [15] Willmott, T., Russell-Bennett, R., Drennan, J., & Rundle-Thiele, S. (2019). The impact of serious educational gameplay on adolescent binge drinking intentions: a theoretically grounded empirical examination. Health Education & Behavior, 46(1), 114-125.
Como citar:

Munhoz, Daniella Rosito Michelena; Mazza, Larissa Ugaya; Taguchi, Marcelo Satoshi; Spinillo, Carla Galvão; Fadel, Luciane; Oliveira, Ana Emília Figueiredo de; Haddad, Ana Estela; Rabêlo Júnior, Dilson José Lins; Rodrigues, Alan Palomero Machado Goes; "Análise de mecânicas de jogos e tendências gráficas na representação de jogos de procedimentos médicos, visando o estímulo e motivação para o aprendizado", p. 907-916 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0177

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações