Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DE GAME ENGINE PARA PROTOTIPAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM EM REALIDADE AUMENTADA

GAME ENGINE ANALISYS FOR PROTOTIPATION OF A LEARNING OBJECT IN AUGMENTED REALITY

Braga, Dra. Eng. Marta Cristina Goulart;

Artigo Completo:

A análise de ambientes de desenvolvimento faz parte da etapa de planejamento de sistemas. Esta situação se aplica àprototipação de um Objeto de Aprendizagem (OA) em Realidade Aumentada (RA), pois é necessário verificar aviabilidade técnica do empreendimento. Neste caso, o ideal é que se tenha um ambiente adequado, que proporcioneo gerenciamento de recursos, facilite o processo de desenvolvimento e o pipeline de renderização. Desta forma foirealizada uma análise de ambientes de desenvolvimento para RA, com o propósito de atender a certos requisitostécnicos e de licença de uso. A partir de análise prévia foi escolhido o OpenSpace3D para avaliação. Este ambientedemonstrou atender aos requisitos pretendidos superando as expectativas.

Artigo Completo:

The analysis of development environments is part of the sistem planning stage.This situation applies tothe prototyping of an object of learning in augmented reality, because it is necessary to verify the technicalfeasibility of the project. In this case, the ideal is to have a proper environment, which enables the managementof resources, facilitate the development process and the rendering pipeline.In this way it was carried out ananalysis of development environments for RA, in order to meet certain technical and usage license requirements ofthe project. From prior analysis was chosen OpenSpace3D for evaluation. This environment has been shown to meetthe desired requirements surpassing expectations.

Palavras-chave: Objeto de aprendizagem, realidade aumentada, motor de jogo,

Palavras-chave: Learning Object, Augmented Reality, Game Engine,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0008

Referências bibliográficas
  • [1] AZUMA, R. et al. Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 2001, v. 21, n. 6, p. 34–47.Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/freeabs_all.jsp?arnum ber=963459. Acesso em: 8 jul. 201
  • [2] BIMBER, O.; RASKAR, R. Spatial Augmented Reality: merging real and virtual worlds, Wellesley: A K Peters - Ltd,2004.
  • [3] BRAGA, M.C.G. Diretrizes para o design de mídia em Realidade Aumentada: Situar a aprendizagem colaborativa online., 2012. Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
  • [4] BROLL, W. et al. An infrastructure for realizing custom-tailored augmented reality user interfaces.
  • [5] IEEE transactions on visualization and computer graphics, 2005, v. 11, n. 6, p. 722–33.Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/freeabs_all.jsp?arnumber=1512022. Acesso em: 9 abr. 2011.
  • [6] CARMIGNIANI, J.; FURHT, B. Augmented Reality: An Overview. In 2011, Handbook of Augmented Reality. New York: Springer, 2011.
  • [7] FUA, P.; LEPETIT, V. Vision Based 3D Tracking and Pose Estimation for Mixed Reality. In M. Haller, M. Billinghurst, B. H. Thomas, ORGS. 2007, Emerging technologies of augmented reality: interfaces and design. Idea Group Inc (IGI), 200 p. 399.Disponível em: http://books.google.com/books?id=WXHCyfEBx7QC&pgis=1. Acesso em: 16 abr. 2011.
  • [8] IEEE. IEEE Learning Technology Standards Committee (LTSC).Disponível em: https://ieeesa. imeetcentral.com/ltsc/. Acesso em: 20 mar. 2017.
  • [9] LANDAY, J.A.; PARADISO, J.A. Guest Editors’ Introduction: Cross reality environments. Disponível em: http://dspace.mit.edu/handle/1721.1/6006 Acesso em: 7 jan. 2012.
  • [10] LIFTON, J. et al. Metaphor and Manifestation Cross-Reality with Ubiquitous Sensor/Actuator Networks. IEEE Pervasive Computing, IEEE Computer Society, 2009, v. 8, n. 3, p. 24–33.Disponível em: http://www.computer.org/portal/web/csdl/doi?doc=doi/1109/MPRV.2009.49. Acesso em: 7 jan. 2012.
  • [11] OPENSPACE3D. Open Source Platform For 3D Environments.Disponível em: http://www.openspace3d.com/. Acesso em: 20 mar. 2017.
  • [12] SAFFER, D. Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices, EPub, New Riders,2010.
  • [13] SANTIN, R.; KIRNER, C. Sistema de Autoria em Ambiente Colaborativo com Realidade Aumentada, 2008. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
  • [14] SHAER, O.; HORNECKER, E. Tangible User Interfaces, Now Publishers Inc,2010.Disponível em: http://books.google.com/books?id=vh_tCfvK4M4C&pgis=1. Acesso em: 3 jan. 2012.
  • [15] SMITH, R.S. Guidelines for Authors of: Learning Objects N. T. N. M. Consortium, ORG., McGraw-Hill Education,2004.Disponível em: http://archive.nmc.org/guidelines/. Acesso em: 3 maio 2011.
  • [16] STUDIERSTUBE. Augmented Reality — Institute for Computer Graphics and Vision.Disponível em: http://www.icg.tugraz.at/project/studierstube. Acesso em: 10 jan. 2012.
  • [17] TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas, São Paulo: Senac,2010.
  • [18] YANKO DESIGN. Iris Tablet PC by Liu-Wei, Yao Kai-Chi, Hong Ruei-Hong & Cheng Ya-Fang » Yanko Design.Disponível em: http://www.yankodesign.com/2011/08/25/iris-mykinda-tablet/. Acesso em: 24 jan. 2012.
Como citar:

Braga, Dra. Eng. Marta Cristina Goulart; "ANÁLISE DE GAME ENGINE PARA PROTOTIPAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM EM REALIDADE AUMENTADA", p. 75-83 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações