Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DAS NARRATIVAS DIGITAIS DE PLATAFORMA GAMIFICADA: UMA ABORDAGEM DO DESIGN

ANALYSIS OF GAMBLED PLATFORM DIGITAL NARRATIVES: A DESIGN APPROACH

Thaler, Anelise ; Fialho, Francisco Antônio Pereira ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Poster:

A expansão de oportunidades e informação impactam na nossa cultura e sociedade. Ao mesmo tempo, abrempossibilidades como, combinação de elementos das narrativas digitais para a motivação. Essa motivação, atualmentepresente em plataformas gamificadas onde aplica-se mecânicas de jogos e elementos narrativos afim de gerarengajamento e participação por meio da gamificação. Diante do exposto este artigo tem como objetivo identificar oselementos das narrativas digitais orientada pela taxonomia de Nora Paul presentes na plataforma gamificada para aaprendizagem de línguas Duolingo. Como resultado, a pesquisa apresenta a análise dos elementos das narrativasdigitais presentes na plataforma Duolingo.

Poster:

The expansion of opportunities and information impact our culture and society. At the same time, they openpossibilities as a combination of elements from digital narratives to motivation. This motivation, currently present ingamed platforms where game mechanics and narrative elements are applied in order to generate engagement andparticipation through gamification. In view of the above, this article aims to identify the elements of digitalnarratives guided by the taxonomy of Nora Paul present on the computerized platform for learning Duolingolanguages. As a result, the research presents the analysis of elements of the digital narratives present in theDuolingo platforms.

Palavras-chave: Design de experiência, gamificação, narrativas digitais,

Palavras-chave: Experience design, gamication, digital narratives,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0011

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Flora. Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. DVS Editora, 2014.
  • [2] FERRARI, Pollyana. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. Editora Contexto, 2011.
  • [3] FREDHEIM, Helge. Por experiência do usuário não pode ser concebido. Smashing Magazine. Publicado em mar de 2011. Disponível em: .
  • [4] GARRET, Jesse James. Elements of user experience, the: user-centered design for the web and beyond. Pearson Education, 2010.
  • [5] PAUL, Nora. Elementos das narrativas digitais. Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Editora Contexto, p. 121-139, 2007.
  • [6] TAVERNARI, Mariana; MURAKAMI, Mariane. Gamificação, estratégias narrativas e experiências do usuário na educação financeira.
  • [7] [en línea]. En: Interaction South America (ISA 14): 6ta. Conferencia Lationamericana de Diseño de Interacción; 2014, nov 19-22; Buenos Aires.
  • [8] YAYICI, Emrah, UX Design and Usability Mentor Book : With Best Practice Business Analysis and User Interface Design Tips and Techniques, 2014.
Como citar:

Thaler, Anelise; Fialho, Francisco Antônio Pereira; Gonçalves, Berenice Santos; "ANÁLISE DAS NARRATIVAS DIGITAIS DE PLATAFORMA GAMIFICADA: UMA ABORDAGEM DO DESIGN", p. 101-106 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações