Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Análise da Usabilidade e Acessibilidade Digital do Aplicativo Learn Autism para Pessoas Autistas
Analysis of the Usability and Digital Accessibility of the Learn Autism App for Autistic People
Tomaz, Layne Rayssa L. ; Rosa, José Guilherme S. Santa ;
CIDI 2025:
Este artigo descreve uma pesquisa realizada em um aplicativo voltado para o público autista, o Learn Autism. Tal pesquisa buscou identificar as falhas de usabilidade e acessibilidade desta interface, além de propor pontos de melhoria para tais aplicações. Dessa forma, foi realizada uma Avaliação Heurística utilizando um conjunto de heurísticas composto pelas heurísticas de Nielsen (1994) e de Khowaja e Salim (2015) e, também, uma análise da usabilidade do aplicativo utilizando o Questionário System Usability Scale (SUS) e de acessibilidade utilizando as diretrizes de design acessível para o público autista de Pichiliani (2020). Como resultado foi visto que, no geral, a interface apresenta usabilidade considerada adequada e necessita de algumas melhorias em relação à acessibilidade.
CIDI 2025:
This article describes a study carried out on an application aimed at the autistic public, Learn Autism. This study sought to identify the usability and accessibility flaws of this interface, in addition to proposing points for improvement for such applications. Thus, a heuristic evaluation was carried out using a set of heuristics composed of the heuristics of Nielsen (1994) and Khowaja and Salim (2015), and also an analysis of the usability of the application using the System Usability Scale (SUS) Questionnaire and accessibility using the accessible design guidelines for the autistic public of Pichiliani (2020). As a result, it was seen that, in general, the usability of the interface is considered adequate and needs some improvements in relation to accessibility.
Palavras-chave: Design, Acessibilidade Digital, Inclusão Digital, Design de Interfaces, ,
Palavras-chave: Design, Digital Accessibility, Digital Inclusion, Interface Design,
DOI: 10.5151/cidi2025-1090989
Referências bibliográficas
- [1] American Psychiatric Association - APA. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. (5 ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014.
- [2] Brasil. (2002). Decreto Nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048. Disponível em
- [3] CDC. (2023). Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years. Disponível em
- [4] FrasCara. J. (2011). ¿Qué es el diseño de información? Buenos Aires: Ediciones Infinito.
- [5] Gallavin, G. Digital.gov. System Usability Scale (SUS): improving products since 1986. Disponível em
- [6] Garrett, J. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Berkeley, CA: New Riders.
- [7] Gillis, A. (2024). TechTarget. What is an application?. Disponível em
- [8] Islam, R., & Mazumder, T. ( 2010). Mobile Application and Its Global Impact. International Journal of Engineering & Technology, 10(6), 72-7
- [9] Khowaja, K., & Salim, S. (2015). Heuristics to Evaluate Interactive Systems for Children with Autism Spectrum Disorder (ASD). PLoS ONE 10(7): e0132187.
- [10] Melo, A. (2014). Acessibilidade e Inclusão Digital em Contexto Educacional. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (4-41). São Paulo, São Paulo. Disponível em
- [11] Moran, K., & Gordon, K. (2023). How to Conduct a Heuristic Evaluation. Disponível em
- [12] Nielsen, J. (1994). 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Disponível em
- [13] Nielsen, J. (1994). The Theory Behind Heuristic Evaluations. Disponível em
- [14] Pettersson, R. (2002). Information design: an introduction. (Vol. 3). John Benjamins Publishing Company.
- [15] Pettersson, R. (2012). It depends: ID – principles and guidelines (4. ed.). Tullinge: International Institute for Information Design.
- [16] Pichiliani, T. (1994). Gaia: um guia de recomendações sobre design digital inclusivo para pessoas com autismo. (1. ed.). Curitiba: Appris.
- [17] Quintão, F., & Triska, R. (2013). Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação, 10(2), p. 105-118.
- [18] Resnick, A. (2021). What Does It Mean to Be Neurodivergent?. Disponível em
- [19] Salton, B., et al. (2017). Manual de acessibilidade em documentos digitais. (1. ed.). Rio de Janeiro: Rio Books, 2020. Bento Gonçalves: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
- [20] Santa Rosa, J., & Santa Rosa, C. (2020). Avaliação Heurística de Interfaces. (1. ed.). Rio de Janeiro: Rio Books, 20
- [21] Silva, D., et al. (2019). eDesign da Informação no Jornalismo: um Estudo na Plataforma EstadãoDados. In: Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC. (pp. 272-281). Minas Gerais, BH.
- [22] Tucano, D. (2021). Criação de aplicativos multilíngues e acessíveis: um relato das fases iniciais de design do aplicativo Allyx (Monografia de dissertação). Universidade de Brasília, Brasília.
- [23] World Health Organization (2011). Relatório mundial sobre deficiência. São Paulo: Governo do estado de São Paulo.
Como citar:
Tomaz, Layne Rayssa L.; Rosa, José Guilherme S. Santa; "Análise da Usabilidade e Acessibilidade Digital do Aplicativo Learn Autism para Pessoas Autistas", p. 1917-1934 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1090989
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações