Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Análise da usabilidade do jogo quiz Kahoot!: como a experiência do usuário e o design impactam o processo de aprendizagem
Usability analysis of the Kahoot! quiz game: How user experience and design impact the learning process
Teixeira, Yanna B. M. ; Rosa, José G. S. Santa ; Moura, Kátia C. S. ; Medeiros, Ana L. G. ; Silva, Suzana M. ; Rego, Yama E. A. O. ;
CIDI 2025:
Este artigo avalia a usabilidade do jogo quiz do Kahoot!, com foco na experiência do usuário em contextos educacionais. A avaliação baseia-se em um conjunto de 11 heurísticas que combinam critérios de usabilidade, game design e acessibilidade. Os resultados revelam aspectos positivos e limitações, oferecendo recomendações para melhorias na interface da plataforma, reforçando seu potencial como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
CIDI 2025:
This article evaluates the usability of the Kahoot! quiz game, focusing on user experience in educational contexts. The evaluation is based on a set of 11 heuristics that combine usability, game design and accessibility criteria. The results reveal positive aspects and limitations, offering recommendations for improvements in the platform's interface, reinforcing its potential as a support tool in the teaching-learning process.
Palavras-chave: usabilidade, design, experiência do usuário, jogos, aprendizagem,
Palavras-chave: usability, design, user experience, games, learning,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091143
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Como citar:
Teixeira, Yanna B. M.; Rosa, José G. S. Santa; Moura, Kátia C. S.; Medeiros, Ana L. G.; Silva, Suzana M.; Rego, Yama E. A. O.; "Análise da usabilidade do jogo quiz Kahoot!: como a experiência do usuário e o design impactam o processo de aprendizagem", p. 604-621 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091143
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