Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA TEMPERATURA DE CRESCIMENTO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE AMILASES

ANALYSIS OF THE GROWING TEMPERATURE OF FILAMENTARY FUNGUS AMILAS PRODUCERS

OLIVEIRA, TARCISIO MICHAEL FERREIRA SOARES DE ; BENASSI, VIVIAN MACHADO ; AMORIM, INGRID CRISTINA SANTOS ; VASCONCELOS, JADE CARVALHO ; MARINHO, GESSICA OLIVEIRA ; , ;

Artigo:

A importância industrial e o alto custo de mercado das amilases exige o estudo em busca de fungos amilolíticos. Por essa razão, o seguinte trabalho objetivou analisar a capacidade de diferentes fungos crescerem em meio Emerson, comparando-o com outro meio rico em amido. Determinou-se a melhor temperatura de crescimento dos fungos isolados de um lixão desativado localizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri campus JK, Diamantina, em diferentes meios de cultivo sólido. Um deles contêm 4% (m/v) de aveia Quaker® e 2% (m/v) de ágar e em meio BDA, sendo mantidos por 48 horas nas temperaturas de 30ºC, 35ºC, 40ºC e 45ºC. Realizou-se, então, a medição do raio das colônias para determinar a taxa de crescimento em centímetros por hora (cm.h-1). Alguns fungos analisados apresentaram melhor crescimento quando inoculados em meios ricos em amido, caracterizando-se como produtores de amilases.

Artigo:

Palavras-chave: BIOPROSPECçãO, ENZIMAS, AMILASES,

Palavras-chave: BIOPROSPECTION, ENZYMES, AMYLASES,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO61

Referências bibliográficas
Como citar:

OLIVEIRA, TARCISIO MICHAEL FERREIRA SOARES DE; BENASSI, VIVIAN MACHADO; AMORIM, INGRID CRISTINA SANTOS; VASCONCELOS, JADE CARVALHO; MARINHO, GESSICA OLIVEIRA; , ; "ANÁLISE DA TEMPERATURA DE CRESCIMENTO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE AMILASES", p. 2828-2834 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO61

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações