Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU ADMITIDO EM LATICÍNIO DA REGIÃO DE VAZANTE-MG

ANALYSIS OF THE PHYSICAL-CHEMICAL AND MICROBIOLOGICAL QUALITY OF RAW MILK RECEIVED IN DAIRY LOCATED IN VAZANTE-MG

RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA ; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA ; VIEIRA, HANNA RAIANE LOBO ; POMPÊU, GABRIELA CIRIBELLI SANTOS ; , ;

Artigo:

O leite é consumido na alimentação humana em grande escala pelo mundo todo, sendo um produto bastante perecível e, portanto, é primordial acompanhar sua qualidade. Este controle é realizado por meio de análises rotineiras nos laticínios para garantir segurança e qualidade aos consumidores. Deste modo, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar as amostras de leite cru obtidas na época chuvosa e na seca, e observar a influência do clima sob a qualidade do leite. As amostras foram coletadas na cidade de Vazante-MG, e foram submetidas à análises físico-químicas e microbiológicas, verificando se os limites das análises em legislação são coerentes com a prática do dia-a-dia. As análises comprovaram que o intemperismo não influencia consideravelmente a qualidade do leite. Contudo, foram encontradas alterações da prova do álcool, alizarol e coliformes totais fora do permitido pela legislação, indicando possíveis fraudes nas amostras. Conclui-se ainda que houve falhas no recebimento do leite no laticínio, tendo em vista que na amostra 3 houve instabilidade durante todos os meses analisados, e o leite continuou sendo recebido. A diversidade das amostras obtidas foi de suma importância, pois detectou problemas na qualidade do leite e na recepção deste por parte do laticínio.

Artigo:

Palavras-chave: CONTROLE DE QUALIDADE. MICROBIOLOGIA. LEGISLAçãO.,

Palavras-chave: QUALITY CONTROL. MICROBIOLOGY. LEGISLATION.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA58

Referências bibliográficas
Como citar:

RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA; VIEIRA, HANNA RAIANE LOBO; POMPÊU, GABRIELA CIRIBELLI SANTOS; , ; "ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU ADMITIDO EM LATICÍNIO DA REGIÃO DE VAZANTE-MG", p. 2065-2071 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA58

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações