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ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NOS ANOS DE 2013, 2014 E 2016

ANALYSIS OF THE APPLICATION OF GAMEFICATION AND PROBLEM BASED LEARNING IN TRANSPORT SYSTEMS’ DISCIPLINE OF THE CIVIL ENGINEERING COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARANÁ IN THE YEARS OF 2013, 2014 AND 2016

Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira; Suguinoshita, Maria Clara; Costa, Rodolfo Augusto da; Pinto, Marcelo Sefrin Nascimento;

Artigo Completo:

A problemática no ensino da engenharia tem se tornado tema em diversos debates, nos quais se procura a inserçãocorreta do processo de ensino-aprendizagem mais ativo. Com isso, a Gamificação e a Aprendizagem Baseada emProblemas (Problem Based Learning – PBL) têm se tornado grandes ferramentas dentro de sala de aula. Taismetodologias aprimoram a relação aluno-professor e o processo ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas doambiente universitário, como a transmissão de informação e a recepção passiva de conteúdo sem a discussão dealternativas para a resolução de problemáticas. Assim, este trabalho aborda a inserção dessas metodologias ativasdentro da disciplina de Sistemas de Transportes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paranános anos de 2013, 2014 e 2016, disciplina ministrada no quarto período e considerada muito expositiva edesestimulante. Como resultados das aplicações, têm-se alunos mais motivados e interessados em sala de aula e umarelação mais próxima entre discentes e docentes.

Artigo Completo:

The problem in engineering teaching has become a topic in several debates, which searches for the correct insertionof a more active teaching-learning process. With this, Gamification and Problem Based Learning (PBL) havebecome great tools within the classroom. Such methodologies improve the student-teacher relationship and theteaching-learning process, breaking paradigms of the university environment such as the transmission ofinformation and the passive reception of content without the discussion of alternatives for solving problems. Thus,this work approaches the insertion of these active methodologies within the Transport Systems’ discipline of theCivil Engineering course of the Federal University of Paraná in the years of 2013, 2014 and 2016, a disciplinetaught in the fourth period and considered very expositive and discouraging. As a result of the applications, studentsare more motivated and interested in the classroom and it is established a closer relationship between students andteachers.

Palavras-chave: Gamificação, Transportes, Aprendizagem,

Palavras-chave: Gamification, Transports, Learning,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0009

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Como citar:

Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira; Suguinoshita, Maria Clara; Costa, Rodolfo Augusto da; Pinto, Marcelo Sefrin Nascimento; "ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NOS ANOS DE 2013, 2014 E 2016", p. 84-92 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0009

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