Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise da acessibilidade de áreas internas e externas de ginásios de escolas públicas de Chapecó (SC)

Analysis of accessibility of internal and external areas of public schools gymnasiums in Chapecó (SC)

astegnera, Ariane ; Sabka, Vanessa ; Manfroi, Eliz Paula ;

Resumo:

A acessibilidade nas edificações é um direito fundamental do cidadão para uso com segurança dos espaços públicos ou privados. Todos os locais devem apresentar acesso para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A falta de acessibilidade em ginásios esportivos dificulta a prática de esportes, bem como a possibilidade de participação em eventos realizados nestes ambientes. Neste contexto, na presente pesquisa, foi realizada a avaliação da acessibilidade das áreas internas e externas de ginásios de 10 escolas públicas do município de Chapecó (SC), sendo 6 estaduais e 4 municipais. Para o desenvolvimento deste estudo foram realizadas visitas técnicas e aplicação de um checklist com base nas normas técnicas brasileiras sobre acessibilidade. Os resultados mostraram que nenhum ginásio avaliado apresentou acessibilidade total. Ainda, os ginásios das escolas estaduais apresentaram melhor desempenho de acessibilidade quando comparados com os ginásios das escolas municipais. A falta de acessibilidade nas áreas internas e externas dos ginásios das escolas públicas do município de Chapecó (SC) dificulta a participação de todos os cidadãos nestes locais, não garantindo a liberdade de locomoção em segurança.

Resumo:

Accessibility in buildings is a fundamental right of the citizen to use public or private spaces with safety. All places must have access for people with disabilities or with reduced mobility. The lack of accessibility in sports gymnasiums makes it difficult to practice sports, as well as the possibility to take part in events held in these environments. In this context, the present study evaluated the accessibility of internal and external gymnasiums in 10 public schools in the city of Chapecó (SC), where 6 belong to the state and 4 to the municipality. For the development of this study were carried out technical visits and the application of a checklist based on Brazilian technical standards on accessibility. The results showed that none of the gymnasium that was evaluated had total accessibility. Still, the gymnasiums of the state presented better accessibility performance when compared to the ones of the municipal schools. The lack of accessibility in the internal and external areas of the public school gymnasiums in the municipality of Chapecó (SC) makes it difficult for all citizens to take part in these places, not guaranteeing freedom of movement in safety.

Palavras-chave: acessibilidade, ginásio, escolas,

Palavras-chave: accessibility, gymnasium. Schools,

DOI: 10.5151/singeurb2019-109

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamento Urbano. Rio de Janeiro, 2015.
  • [2] ______. NBR 16537: Acessibilidade – Sinalização Tátil no Piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2016.
  • [3] BERNAL, Luciana Mação. Acessibilidade em instalações esportivas em presidente prudente: a importância de um ambiente projetado para o deficiente físico. São Paulo 2012. 179 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2018.
  • [4] BRASIL. Estatuto da Cidade - Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2018.
  • [5] GADELHA Crismere. Ano Internacional das Pessoas Deficientes 1981-2011. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Memorial da Inclusão 30 anos do AIPD. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em 07 Jul. 2018.
  • [6] MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Inclusão Social de Pessoas com Deficiências e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. 2011. 389 f. Artigo. Universidade de São Paulo. São Paulo 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2018.
  • [7] MUZILLO, Pillar. Condições de acessibilidade urbana em passeios: análise em recorte da área central de Curitiba – Paraná. 2016. 191 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia da Construção Civil, Universidade Federal do Paraná. Curitiba 2016. Disponível em:. Acesso em: 18 Jun. 2018.
Como citar:

astegnera, Ariane; Sabka, Vanessa; Manfroi, Eliz Paula; "Análise da acessibilidade de áreas internas e externas de ginásios de escolas públicas de Chapecó (SC)", p. 818-824 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-109

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações