CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Animação e infodesign como estratégias de ensino para a educação a distância

Animation and Infodesign as Teaching Strategies for Online Education

Araujo, Alexia S. S. ; Simm, Thiago S. ; Veras, Isadora S. ; Andaló, Flávio ; Vieira, Milton L. Horn ;

CIDI 2025:

O presente artigo explora o potencial do uso da animação associada ao design da informação como estratégia de suporte ao ensino na modalidade de educação a distância (EaD), com ênfase em cursos assíncronos. Por meio de uma revisão de literatura utilizando três estudos aplicados de animação no EaD, o artigo procura relacionar essa técnica ao processo de aprendizagem e como essa abordagem pode impactar de forma positiva na qualidade de ensino. Os resultados indicam que a combinação entre animação e infodesign pode auxiliar no aumento do envolvimento, compreensão e retenção de conteúdo pelos alunos, além de estimular a motivação e reduzir o esforço cognitivo. Para a concepção desta pesquisa, são utilizados como principais referências bibliográficas os artigos de Fernandes et al. (2020), Rosalin et al. (2017) e Vidal (2002).

CIDI 2025:

This article explores the potential of using animation associated with information design as a teaching support strategy in distance education (DE), with an emphasis on asynchronous courses. Through a literature review using three applied studies of animation in DE, the article seeks to relate this technique to the learning process and how this approach can positively impact teaching quality. The results indicate that the combination of animation and infodesign can help increase students' engagement, understanding, and retention of content, in addition to stimulating motivation and reducing cognitive effort. To design this research, the articles by Fernandes et al. (2020), Rosalin et al. (2017), and Vidal (2002) are used as the main bibliographical references.

Palavras-chave: animação, infodesign, e-learning,

Palavras-chave: animation, infodesign, e-learning,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091083

Referências bibliográficas
  • [1] Alves, M. M., Battaiola, A. L., & Cezarotto, M. A. (2016). Representação gráfica para a inserção de elementos da narrativa na animação educacion | Graphic representation for inserting narrative elements in educational animations. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, pp. 1-2
  • [2] Andrade, L. L. S., Scareli, G., & Estrela, L. R. (2012). As animações no processo educativo: um panorama da história da animação no Brasil. VI Colóquio Internacional - Educação e Contemporaneidade, São Cirstovão - SE.
  • [3] Aretio, L.G. (1994). Educación a distancia hoy. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.
  • [4] Behar, P. A. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Brasil: ArtMed Editora.
  • [5] Fernandes, S. M., Henn, L. G., & Kist, L. B. (2020). Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, pp. 1-24.
  • [6] Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.
  • [7] Fronza, A. L., Blum, A., & Meürer, M. V. (2014). Recomendações sobre design informacional aplicado em motion graphics. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, pp. 50-63.
  • [8] Hollister, B., Nair, P., Hill-Lindsay, S., & Chukoskie, L. (2022). Engagement in Online Learning: Student Attitudes and Behavior During COVID-19. Frontiers in Education, v. 7, p. 1-16. DOI: 10.3389/feduc.2022.851019.
  • [9] Inangil, D., Dincer, B., & Kabuk, A. Effectiveness of the Use of Animation and Gamification in Online Distance Education During Pandemic. Comput Inform Nurs, 2022.
  • [10] Jorente, M. J. V., Padua, M. C., & Nakano, N. (2019). O design da informação como recurso interdisciplinar da curadoria digital em contextos complexos da ciência da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, pp. 35-58.
  • [11] Lima, C. S. de C. e, Spinillo, C. G., Mendonça de Assis, K. M., Vital, V. A., Aquino, I. F. de O., & Oliveira, A. E. F. (2019). Análise dos elementos gráfico-informacionais das animações educacionais em Saúde na Educação a Distância (EaD) | Analysis of the graphic-information elements of the educational animations in health in the distance education. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, pp. 400-418.
  • [12] Módolo, C. M. (2007). Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, pp. 1-15.
  • [13] Mustafa, B. Impact effect of using computer graphics animation in education. IDA: International Design and Art Journal, v. 5, n. 1, 2023.
  • [14] Quintão, F. de S., & Triska, R. (2014). Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, pp. 105-118.
  • [15] Rocha, N. O., Coutinho, S. G., & Waechter, H. N. (2013). Design da Informação nas redes sociais: construção de identidades virtuais a partir da divulgação de informações. XI Congresso Internacional de Design da Informação, Recife.
  • [16] Rosalin, B. C. M., Cruz, J. A. S., & Mattos, M. B. G. (2017). A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política E Gestão Educacional, pp. 814–830.
  • [17] Santos, N. (1999). Estado da arte em espaços virtuais de ensino e aprendizagem. Revista brasileira de informática na educação, pp. 75–94.
  • [18] Schnotz, W., & Lowe, R. K. (2008). A unified view of learning from animated and static graphics. Learning with animation: research implications for design (pp. 304-356). New York: Cambridge University Press.
  • [19] Silva, T. (2009). Ensino a distância e tecnologias na educação: o estudo de fenômenos astronômicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, pp. 533-546.
  • [20] Sousa, D. S., da Silva Mendes, F. R., Marinho, M. M., Vasconcelos, S. O. S., & Marinho, E. S. (2020). Utilização de animações como metodologia ativa no ensino da Educação Ambiental. Educação Ambiental (Brasil), pp. 53-64.
  • [21] Vidal, E. (2002). Ensino a distância vs ensino tradicional. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
  • [22] Wright, J. A. (2005). Animation Writing and Development: From Script Development to Pitch. New York: Routledge, pp 1.
  • [23] Zheng, M., Bender, D., & Lyon, C. (2021). Online learning during COVID-19 produced equivalent or better student course performance as compared with pre-pandemic: empirical evidence from a school-wide comparative study. BMC Med Educ.
Como citar:

Araujo, Alexia S. S.; Simm, Thiago S.; Veras, Isadora S.; Andaló, Flávio; Vieira, Milton L. Horn; "Animação e infodesign como estratégias de ensino para a educação a distância", p. 580-589 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091083

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações