Resumo - Open Access.

Idioma principal

Abordagens de questões sociorraciais na rede pública de ensino

Ribeiro, Leidiane Martins ; Silva, Alana Caroline Monteiro da ; Silva, Jéssica Dias da ; Sousa, Ruth de Fátima ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo Santos ; Sadoyama, Geraldo ; Sadoyama, Adriana S.P. ;

Resumo:

A consciência negra faz-se refletir sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira e sobre suas lutas e conquistas realizadas ao longo dos anos, a discussão racial vem se fazendo bastante presente na sociedade. É preciso combater o preconceito, desde a tenra idade e lutar pelo respeito e valorização da diversidade. A finalidade desse trabalho é de proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a importância do tema racismo em sala, analisar sua influência no convívio social e salientar a importância do dia da consciência negra. Por esse motivo, foi abordado o tema com os alunos da escola parceira do programa institucional de bolsa de iniciação a docência PIBID, no intuito de conscientizá-los sobre a igualdade racial, pois se entende que eles construirão o senso critico sobre o assunto nas gerações futura. A primeira aula foi teórica, e para a introdução do tema, foram utilizados recursos audiovisuais para melhor entendimento das crianças, primeiro foi apresentado a eles a trajetória dos povos africanos, em seguida foi apresentado à cultura e religião africana e como influenciou na construção da cultura Brasileira, a segunda aula foi destinada as atividades praticas e artísticas, os alunos confeccionaram mascaras e berimbaus. A participação deles nas oficinas foi bastante proveitosa, pois participaram sempre questionando o porquê das atividades e sempre buscando o conhecimento sobre o assunto abordado. Com a confecção de mascaras e berimbaus, pode-se perceber que os alunos entenderam o significado do dia da consciência negra e a importância que esses objetos fabricados possuem na cultura africana. Esse dia 20 de novembro não passará mais em branco para eles, pois com todo o conteúdo apresentado estimulou-os a repensar sobre suas atitudes como cidadãos e que as dores e as conquistas do povo negro devem ser celebradas nesse dia. Resultado bastante positivo, pois se conseguiu a participação de todos nas oficinas. Conclui-se que, estratégias simples podem ter efeitos positivos para reforçar a importância da consciência negra para os alunos da rede municipal de ensino.

Resumo:

Palavras-chave: consciência negra; racismo; ensino,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res020

Referências bibliográficas
Como citar:

Ribeiro, Leidiane Martins; Silva, Alana Caroline Monteiro da; Silva, Jéssica Dias da; Sousa, Ruth de Fátima; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana S.P.; "Abordagens de questões sociorraciais na rede pública de ensino", p. 251-252 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações