Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
A utilização do podcast como ferramenta de incentivo à leitura no ensino do design
Using podcasts as a tool to encourage reading in design education
Teles, Valéria R. ; Gomes, André L. C. ; Silva, Roseane S. da ; Silva, Brenda K. R. da ; Souza, Rhodrigo da S. ; Lima, Maria C dos S. ;
CONGIC 2025:
O artigo analisa o uso do podcast como ferramenta de incentivo à leitura na formação acadêmica de estudantes do curso superior em Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A pesquisa se fundamenta nos princípios do Design Instrucional e no modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para a criação do Pod.Projetar, um clube de leitura em formato de podcast.
CONGIC 2025:
This article analyzes the use of podcasts as a tool to encourage reading in the academic training of students in the Interior Design course at the Instituto Federal de Alagoas (Ifal). The research is based on the principles of Instructional Design and the ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation) model to create Pod.Projetar, a reading club in podcast format.
Palavras-chave: design instrucional, podcast, leitura, ensino de Design, ,
Palavras-chave: instructional design, podcast, reading, Design teaching,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091785
Referências bibliográficas
- [1] ABE, S. K. Retratos da leitura no Brasil: por que estamos perdendo leitores? In: Saber e Práticas, 2020. Disponível em: Acesso em: 6 mar. 2025
- [2] BATISTA, M. L. F. da S.; MENEZES, M. dos S. Design Instrucional: uma abordagem do design gráfico para o desenvolvimento de ferramentas de suporte à Educação a Distância. In: Educação Gráfica – Edição Especial, 2009.
- [3] CNN Brasil. 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas, diz estudo.
- [4] CNN Brasil, 2025. Disponível em: Acesso em: 2 mar. 2025. FILATRO, Andrea. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
- [5] FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
- [6] FILATRO, A.; PALANGE, I. Processos de Produção em Design Instrucional. e-book São Paulo: SENAC, 2014.
- [7] MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
- [8] MERRILL, M. D. First Principles of Instruction. Educational Technology Research and Development, 2002.
- [9] KENSKY, V.; SCHULTZ, J. Teorias e Abordagens Pedagógicas (e-book 1) . São Paulo: SENAC, 2014.
Como citar:
Teles, Valéria R.; Gomes, André L. C.; Silva, Roseane S. da; Silva, Brenda K. R. da; Souza, Rhodrigo da S.; Lima, Maria C dos S.; "A utilização do podcast como ferramenta de incentivo à leitura no ensino do design", p. 2385-2390 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091785
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações