Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A Sustentabilidade Social e Econômica nos Processos de Reciclagem de Papel do NEAM/PUC-Rio

Coutinho, Davison ; Moreira, Marina ; Matos, Fernando ;

Artigo completo:

O presente artigo tem como objeto de estudo os processos de reciclagem de papel desenvolvidos por meio de oficinas práticas e participativas, junto a jovens de comunidades de baixa-renda, constituintes do Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor da PUC-Rio. O papel reciclado serve como matéria prima à fabricação de produtos artesanais. Para tal, utilizam-se a observação sistemática, a análise dos processos de fabricação e a entrevista com seus autores. No seguimento, constata-se que o aprendizado dos jovens, por meio dessa prática, habilita sua consciência para a necessidade da preservação dos recursos naturais e humanos do planeta e da consequente promoção da sustentabilidade, enquanto aprimora a autoconfiança e desperta suas potencialidades.

Artigo completo:

Palavras-chave: Reciclagem; Sustentabilidade; Jovens; Inovação Social,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-1.2.020

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201
  • [2] BOFF, Leonardo. Sustentabilidade, O que é – o que não é. Rio de Janeiro: Vozes, 2012
  • [3] CIPOLLA, Carla. Design social ou design para a inovação social? Divergências, convergências e processos de transformação. In Ecovisões Projetuais: Pesquisas em Design e Sustentabilidade no Brasil, capítulo: 12. : Blucher Open Access, Editores: Alfredo Jefferson de Oliveira, Carlo Franzato, Chiara Del Gaudio, pp.147-154
  • [4] JOLY, M. P. Design para a Inovação Social e a Rede DESIS no Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – COPPE, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.
  • [5] LEAL, José Eugênio. In: Publicação especial 15 anos do NEAM. NEAM: Rio de Janeiro,1996
  • [6] MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade. Caderno do Grupo de Altos Estudos, COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: e-papers,2008.
  • [7] MARGOLIN e MARGOLIN, Victor; Sylvia. Um "modelo social" de design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco, ano/vol. I. Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2004
  • [8] MOREIRA, M. Universidade e Comunidade: a construção de um novo ambiente. Rio de Janeiro: epapers, 2006.
  • [9] PAPANEK, Victor. Design for the real world. Chicago: Chicago Review Press, 2005.
Como citar:

Coutinho, Davison; Moreira, Marina; Matos, Fernando; "A Sustentabilidade Social e Econômica nos Processos de Reciclagem de Papel do NEAM/PUC-Rio", p. 210-219 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-1.2.020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações