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A retórica tipográfica no contexto político: uma revisão sistemática

Typographic rhetoric in the political context: a systematic review

Lopes, Julia Navarro ; Henriques, Fernanda ; Piaia, Jade Samara ;

CIDI 2025:

Este estudo visa compreender como o potencial de significação da tipografia, em um contexto político, tem sido abordado nas pesquisas de design. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Scopus, Web of Science e no Portal de periódicos da Capes, com recorte temporal de dez anos, utilizando as palavras-chave, em português, “tipografia”, “letreiramento”, “família tipográfica”, “polític*”, “ativis*” e “crític*”, com suas respectivas traduções para inglês. Foram selecionados quatro textos que argumentam sobre os significados relacionados às formas tipográficas em contextos políticos. Os estudos são ainda muito incipientes e mostraram que é necessário um aprofundamento nessa relação entre tipografia e política.

CIDI 2025:

This study aims to understand how the potential meaning of typography, in a political context, has been addressed in design research. To this end, a systematic review was conducted in the Scopus, Web of Science and Capes Periodicals Portal databases, with a time frame of 10 years and using the keywords, ​in portuguese, “tipografia”, “letreiramento”, “família tipográfica”, “polític*”, “ativis*” e “crític*, with their respective translations into english. Four texts were selected that discuss the meanings related to typographic forms in political contexts. The studies are still very incipient and have shown that a deeper study of the relationship between typography and politics is necessary.

Palavras-chave: tipografia, política, ativismo, retórica,

Palavras-chave: typography, politics, activism, rhetoric,

DOI: 10.5151/cidi2025-1087277

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Como citar:

Lopes, Julia Navarro; Henriques, Fernanda; Piaia, Jade Samara; "A retórica tipográfica no contexto político: uma revisão sistemática", p. 1805-1817 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1087277

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