CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A relação entre repertório e representação: uma observação a partir de exercícios sobre menstruação.

The relations between repertoire and representation: an observation through exercises about menstruation.

Pinho, Bianca Simões ; Portas, Roberta ;

CIDI 2025:

Este artigo apresenta um exercício desenvolvido com o objetivo de observar a relação entre designers, seus repertórios e escolhas representacionais. Em um grupo focal, aplicamos três exercícios (Kent, Steward, 2023), que estimulavam a observação individual, o compartilhamento coletivo e a criação de composições visuais, centrados no tema da menstruação. A análise dos materiais nos permitiu observar repertórios subjetivos e coletivos refletidos em percepções sobre a menstruação. Os exercícios evidenciaram como diferentes esferas de pertença (Jodelet, 2009) podem ser trabalhadas em espaços de ensino e como atividades que promovem a auto-observação contribuem para o reconhecimento dos quadros de referência (Cross, 2006) e a ampliação do repertório dos estudantes de design.

CIDI 2025:

This article presents an exercise developed to observe the relationship between designers, their repertoires, and representational choices. In a focus group, we applied three exercises (Kent, Steward, 2023) that encouraged individual observation, collective sharing, and the creation of visual compositions, all centered on the theme of menstruation. The analysis of the materials allowed us to observe both subjective and collective repertoires, reflected in perceptions about menstruation. The exercises demonstrated how different spheres of belonging (Jodelet, 2009) can be explored in educational settings, and how activities that promote self-observation contribute to the recognition of reference frames (Cross, 2006) and the expansion of design students’ repertoires.

Palavras-chave: repertório, representação, design, menstruação,

Palavras-chave: repertoire, representation, design, menstruation,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091103

Referências bibliográficas
  • [1] Cardoso, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • [2] Cross, Nigel. Designerly Ways of Knowing. London: Springer-Verlag, 2006.
  • [3] Dorst, Kees; Cross, Nigel. Creativity in the design process: co-evolution of problem– solution. Design Studies, v. 22, n. 5, p. 425-437, 2001.
  • [4] Federici, Silvia. Além da pele. São Paulo: Elefante, 2023.
  • [5] Hall, Stuart. Cultura e representação. Rio de janeiro: Editora Puc-rio, 2016.
  • [6] hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2024.
  • [7] Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP). A redação no Enem 2024: cartilha do participante. Brasília: Inep, 2024. Disponível em:https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educa cao_basica/a_redacao_no_enem_2024_cartilha_do_participante.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.
  • [8] JODELET, Denise. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representaçõessociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p.679–712, set./dez. 2009.
  • [9] JODELET, Denise. Representações sociais e mundos de vida. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess, 2017.
  • [10] Kent, Corita; Steward, Jan. Aprender de coração: práticas para libertar o espírito criativo. São Paulo: Clube do livro do design, 2023.
  • [11] Munari, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • [12] Munari, Bruno. Design como arte. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024.
  • [13] Munari, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • [14] Munari, Bruno. Fantasia. Lisboa: edições 70, 2018.
  • [15] Pinho, Bianca Simões; Tayt-son, Débora Bogéa da Costa. Mercado em ciclos: um estudo sobre mulheres, menstruação e produtos ecológicos. Revista FSA, Teresina, v. 20, n. 7, art. 1, p. 3-26, jul. 2023. Disponível em: Acesso em: [data de acesso].
  • [16] Souza, Eduardo a. Et al. Alternativas epistemológicas para o design da informação: a forma enquanto conteúdo. Revista brasileira de design da informação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 107-118, 20 Disponível em: . Acesso em: 07 de janeiro 2025.
  • [17] Souza, Elaine Ferreira. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: revista de saúde coletiva, rio de janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Disponível em
Como citar:

Pinho, Bianca Simões; Portas, Roberta; "A relação entre repertório e representação: uma observação a partir de exercícios sobre menstruação.", p. 590-603 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091103

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações