Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A importância do envolvimento da comunidade na validação e sustentabilidade de projetos de desenvolvimento de produtos locais

Canaan, Raquel ;

Artigo completo:

A abordagem do design aplicado a projetos em comunidades com o objetivo de oferecer aos atores locais uma nova atividade ou o aprimoramento dos produtos e/ou serviços oferecidos localmente são iniciativas que vêm ocorrendo em todo o país. Porém, nem todas alcançam os resultados almejados quando as ações são finalizadas. Este artigo visa discorrer sobre a importância do envolvimento dos atores locais em todo o processo desenvolvido no território,aumentando as chances de sustentabilidade das propostas, quando o apoio às ações é finalizado e estas ficam nas mãos da comunidade local. Apresenta dois estudos de caso de trabalhos realizados em comunidades de Minas Gerais, buscando demonstrar como a autonomia dada aos atores foi fundamental para que as iniciativas tivessem êxito.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design, autonomia, comunidades, desenvolvimento de projetos, atores locais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-3.2.056

Referências bibliográficas
  • [1] DALLA VECCHIA, R. V. R. Arranjos Produtivos Locais como Estratégia de Desenvolvimento Regional Local. Paraná: UECO, 2009.
  • [2] DIAS, R. Turismo e Patrimônio Cultural – recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo, Saraiva, 2006.
  • [3] KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [4] LANGENBACH, M. L. Além do apenas funcional. Inovação social e design de serviços na realidade brasileira. COPPE,UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
  • [5] LUCCA, A. S. Design Participativo para a Valorização da Produção do Território. In: 10o CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN - P&D DESIGN, 2012, São Luís. Anais. São Luís: UFMA, 2012.
  • [6] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organziações colaborativas e novas redes projetuais. Rio se Janeiro: E-papers, 2008.
  • [7] SANDERS, E. B. N., STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, 4(1), 5-18, 2008.
  • [8] TEIXEIRA, M.B.S. Projeto de implantação de laboratórios para ampliação de pesquisa na área de desenvolvimento de produtos do centro de estudos em design de gemas e jóias da escola de design. Projeto Especial de Pesquisa FAPEMIG. Universidade do Estado de Minas Gerais, 2006.
  • [9] WHITE, O. M. Inovação e Criatividade em Pesquisa. In: PERDIGÃO, Dulce Mantella; HERLINGER, Maximiliano; WHITE, Oriana Monarca. Teoria e prática da pesquisa aplicada. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
Como citar:

Canaan, Raquel; "A importância do envolvimento da comunidade na validação e sustentabilidade de projetos de desenvolvimento de produtos locais", p. 618-631 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-3.2.056

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações